domingo, 18 de novembro de 2012

Quando Nietzsche chorou


Irvin D. Yalom psicoterapeuta e professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da universidade de Stanford escreveu este admirável romance baseado na vida de duas das maiores personalidades do século xix, Friedrich Nietzsche e Josef Breuer. Embora seja um romance ficcionado “ a situação da vida da maioria das personagens baseia-se em factos”.   Josef Breuer foi um médico e fisiologista austríaco a quem se atribui a fundação da psicanálise. Friedrich Nietzsche foi um dos maiores filósofos, ainda hoje estudado muito profundamente. Breuer era uma pessoa muito angustiada e Nietzsche vivia em constante desespero com tendências suicidas.

O que Yalom fez para contar esta magnifica história, foi imaginar um encontro destas duas grandes personalidades, e mostrar até que ponto Breuer com os seus conhecimentos de medicina e o seu método recentemente descoberto a que chamou “ catarse” poderia curar o desespero de Nietzsche e este através da sua filosofia poderia aliviar a angústia de Breuer.

É um livro maravilhoso, com muita pesquisa, e que nos faz refletir sobre a influência que tem na nossa vida a forma como pensamos. Além do enredo bem construído, encontramos frases de rara beleza como algumas que passo a descrever: “ Quem não obedece a si mesmo é regido pelos outros” , “ Faz escolhas mas recusa-se a ser aquele que escolhe” , “ Cada pessoa tem que escolher a verdade que consegue suportar” , “ Transforma-te naquilo que és”, “ Não existe o caminho, a única verdade é aquela que descobrimos por nós mesmos”, “ A recompensa final dos mortos é não morrer”

Um ótimo livro para quem gosta de ler, e uma oportunidade de conhecermos duas das personalidades “que mudaram o curso da intelectualidade Ocidental”

No final do romance Yalom reserva um capítulo “ Nota do Autor” onde menciona quais são os factos reais e o que é ficção.