segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hedonismo - Prazer em ter Prazer?




O hedonismo é uma teoria ou doutrina filosófica que afirma ser o prazer o supremo bem da vida. No dicionário também encontramos numa das muitas definições :“ tendência para agir de maneira a evitar o que é desagradável e a atingir o que é agradável”

Eu pela minha parte gostaria de ser hedonista e penso que a maior parte das pessoas também. Mas o que é que nos impede de assumirmo-nos como hedonistas? Eu penso que é a palavra prazer, que habitualmente conotamos com erotismo, sedução, satisfação de tendências sensíveis ou sensuais, gozo, volúpia, deixando o contentamento, bem-estar, acontecimento feliz, bom êxito etc. para definição da palavra felicidade.

Então fica muito melhor dizer, eu vivo para ser feliz, do que dizer, eu vivo para ter prazer. Mas será que quando temos prazer não somos felizes? ou quando somos felizes não temos prazer? Continuando a divagar, eu acho que um hedonista militante tem que criar conceitos para a sua militância, tipo; Moral para mim é tudo o que me dá prazer, Imoral é tudo o que me faça sofrer. Também deve ter presente na sua filosofia que obter prazer, significa poder ter que preocupar-se com alguém ou com alguma coisa, pois os prazeres obtidos gratuitamente sem qualquer tipo de esforço, tendem a ser demasiado efémeros, e o que pretende esta filosofia, são prazeres que tenham longa duração.

Para sermos hedonistas praticantes, pois na teoria quase todos nós somos, é importante termos um trabalho que gostamos, tempo para fazer o que adoramos, dinheiro e saúde para satisfazer os nossos caprichos etc.

Mas será que só com estes atributos é que conseguimos ser hedonistas? Eu acho que não. O grande segredo está na capacidade para apaixonar-se, não obrigatoriamente por outra pessoa, mas por coisas simples. Apaixonar-se por livros, fazendo da leitura um prazer enorme, pelo cinema, pela fotografia, pela prática desportiva, fazendo do treino um momento de prazer único. Apaixonar-se pela música, pela poesia, pelas tertúlias com amigos, sei lá por quantas coisas podemos ter paixão.

O problema é só gostarmos das coisas, e não termos paixão, e quando só gostamos, raramente temos prazer.

Para sermos hedonistas é preciso separarmo-nos de muitos preconceitos sociais e religiosos, sermos desinibidos, e fundamentalmente não termos vergonha de dizer, eu vivo apaixonado e adoro sentir prazer.

Eu sei que há gente que encontra e limita o seu prazer na oração, no culto religioso, outros no seu trabalho, na família etc. mas, para ser um verdadeiro hedonista, não pode haver limitações para ter prazer, é preciso estar aberto à aventura e viver sempre na busca de novos prazeres.

Dito assim, até parece fácil viver para o prazer, mas não é. A maior parte de nós não foi educada para sentir prazer, mas para ter vergonha, ser submisso, cumpridor e mais uma tonelada de tretas, sendo que, praticamente tudo o que dá prazer, ou é pecado ou faz mal.

Eu ainda não sou hedonista, mas aos poucos vou criando ao meus pequenos momentos de prazer, e quem sabe se um dia chego a fundamentalista desta doutrina! Até lá vou divagando, que também é uma coisa que me dá muito prazer. eheheheh

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...