quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Juntos pelo Planeta


















Os problemas ambientais já não passam despercebidos. Os mais variados meios de comunicação social, as escolas, associações ambientais, autarquias,entre outros, têm tentado sensibilizar as pessoas para esta temática. Uma prova disso é a foto em cima à esquerda que mostra o meu filho mais novo na sua escola primária. É uma escola pública já com muitos anos, onde foi aproveitada uma das paredes para fazer um magnífico desenho que incentiva todos a estarem juntos numa luta por um bem que é comum. Este artigo vem a propósito de ter lido o livro “ Sétimo Selo” de José Rodrigues dos Santos. Um excelente livro em que o autor recorrendo a dados científicos recentes aborda o grave problema do aquecimento global e os grandes interesses que se movem no negócio do petróleo.
Sinceramente fiquei apreensivo (para não dizer assustado) com a brevidade que se prevê os efeitos nefastos provocados pelo aquecimento global, assim como o impacto que terá a falta dos combustíveis fosseis que segundo o autor prevê-se o seu esgotamento até 2050. Sabendo que tudo isto se irá passar ainda na minha geração, nem sei o que dizer!
É um livro que deveria ser aconselhado aos alunos pelos professores, pois é uma forma de divulgar os problemas ambientais. Neste romance também é abordado o tema da velhice e a colocação do progenitor num lar. Eu que há poucos anos passei pela situação de colocar o meu pai num lar, achei a descrição muito real. Até parece que o José Rodrigues dos Santos ouviu as minhas conversas com o meu pai e as suas respostas. Por tudo isto e por muito mais, façam o favor leiam este livro, pois vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...