terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Poucos e bons / Poucos e maus





Durante um treino, falávamos sobre o projecto de atletismo feito em São Paulo ( Brasil) pela equipa “ Rede Atletismo” que tem como objectivo descobrir talentos.
O projecto tem como meta seleccionar 60 jovens talentosos para irem viver num complexo desportivo localizado em Bragança Paulista.
Ai é proporcionado de forma gratuita condições ímpares para a prática da modalidade, Educação, cuidados com a saúde, moradia e alimentação.
O mais impressionante deste magnífico projecto, é a adesão que o mesmo teve. Começou com 16.079 jovens inscritos, fez-se uma 1ª selectiva e ficaram 4.466, na 2º selectiva ficaram 600, depois foram apurados 180 que disputaram a grande final, de onde saíram os 60 contratados.

O tema da nossa conversa versava em como é que Portugal só com 9 milhões de habitantes, poderia ter atletas com o nível dos brasileiros.
Um dos intervenientes na conversa disse:
Não é preciso sermos muitos para sermos bons.
Comecei a reflectir sobre o assunto, e vou escrever sobre alguns dos pensamentos que passaram pela minha mente.

A ilha da Madeira que é o lugar onde nasci e habito, tem uma população que não chega aos 250 mil habitantes, no entanto tem um jogador de futebol que foi considerado o melhor do Mundo (Cristiano Ronaldo) um velejador campeão do Mundo (João Rodrigues), vários atletas Olímpicos, já teve três equipas de Futebol na 1º divisão Nacional, e tem imensos títulos de Campeão Nacional em várias modalidades.

Portugal é um minúsculo País, mas isso não impediu de ter construído o primeiro Império Global da história, através de um conjunto de territórios repartidos por quatro continentes sob a sua soberania, resultado das explorações realizadas na era dos descobrimentos.

Outras situações que achei relevantes:

Aeróstato – Aeróstato é a designação dada às aeronaves mais leves que o ar, como por exemplo os balões e os dirigíveis. O primeiro voo efectuado num aeróstato foi efectuado por Bartolomeu Gusmão que em 1709 perante a corte de Lisboa, voou num invento da sua autoria baptizado de Passarola.

Aviação – Gago Coutinho e sacadora Cabral realizaram em 1922 a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul. Gago Coutinho também fez uma adaptação do Sextante antigo, passando o seu nome a fazer parte da lista dos grandes inventores.

Batalha – Na batalha de Aljubarrota em 14 de Agosto de 1385, o exército português utilizou algumas inovações tácticas que permitiu que o seu exército apeado, que contava com cerca de 6500 homens fosse capaz de derrotar uma poderosa cavalaria medieval de Castela com cerca de 31000 homens.

Burlão – Alves dos Reis o maior Burlão português e um dos maiores a nível mundial, organizou uma gigantesca operação de fraude financeira onde consta a maior falsificação de notas de Banco da História

Circum – Navegação – O português Fernão de Magalhães, comandou a primeira expedição marítima que efectuou a primeira viagem de Circum - navegação à volta do Globo

Derrotas – As maiores derrotas portuguesas foram nas batalhas de Alcácer Quibir a 4 de Agosto de 1578, onde se estima que tenham morrido cerca de 9000 portugueses e 16000 fossem feitos prisioneiros, e em La lys entre 9 e 29 de Abril de 1918 em que a 2ª divisão do corpo expedicionário português, constituído por cerca de 20000 homens, não conseguiu suster o embate de oito divisões do exército Alemão com cerca de 55000 homens, sofrendo 7500 baixas entre os quais 327 oficiais.


Maledicência - Quando a maledicência for uma modalidade olímpica, Portugal vai ganhar a medalha de ouro, prata e bronze. Aqui diz-se mal de tudo, ninguém tem mérito em nada. SE tem uma mulher bonita é corno (chifrudo), se é musculoso é maricas (viado),se é rico é porque roubou, mas se é pobre é burro pois nem roubar sabe etc,etc, etc.....

Neurocientista - António Damásio a residir actualmente nos EUA é um dos maiores neurocientistas mundiais da actualidade.

Fernando Nobre – Médico fundador da AMI, assistência médica internacional – representa a parte mais positiva de Portugal.

Desporto – Vinte e duas medalhas olímpicas, vários títulos de campeões europeus e Mundiais em diversas modalidades, é um bom pecúlio para um país tão pequeno.

Papa - Um português foi Papa, seu nome Pedro Julião ou Pedro Hispano que adoptou o nome de João XXl

Prémio Nobel – Dois portugueses foram galardoados com o prémio Nobel, um de medicina através de Egas Moniz e um de literatura entregue a José Saramago.


Gestores -Em portugal 20 gestores públicos ganham o mesmo que 65000 funcionários púplicos. Somos os maiores corruptos do Mundo, embora nos páíses que foram colonizados por Portugal a corrupção esteja registada no ADN de muita população, mas nada se pode comparar ao que se passa em Portugal.

Acho que já chega – só com estes pequenos exemplos já dá para perceber que para sermos muito bons, ou muito maus, não é preciso sermos muitos – o meu amigo tinha razão

Um bom ano de 2011, para todos

1 comentário:

  1. Como somos pequeninos, ....não merecemos comentários...por sermos grandes.....(1,80???)
    abraço

    ResponderEliminar

Comentários...