domingo, 5 de dezembro de 2010

Uma simples notícia




Esta pequenina digitalização foi retirada do Jornal Da Madeira do Dia 13/04 1961. Numa coluna intitulada “ Jornal da Sociedade” entre muitas referências a aniversários, aparece esta notícia a felicitar os meus pais e avós pelo meu nascimento. Quem publicou a notícia se tivesse adivinhado as dores de cabeça que eu dei aos meus pais, se calhar tinha escrito: Já que ele nasceu, agora tenham paciência. eheheh
A notícia pelo menos serviu para que o jornal fosse preservado até os dias de hoje. Lá de vez em quando dou por mim a ler este jornal e a deliciar-me com as notícias desse tempo.
Fiquei a saber que no dia em que eu nasci a Rússia lançou o primeiro homem no espaço. Tratava-se do major Yuri Gagarin de 27 anos que segundo o jornal tinha dois filhos. A notícia vem muito bem documentada e como não poderia deixar de ser, junto à mesma, vinha outra a mencionar que os americanos nas próximas semanas também iriam colocar um homem no espaço. Ao fazer uma pequena consulta no Google sobre este tema, descobri que Yuri Gagarin nessa viagem disse duas frases que se tornaram famosas “ A terra è Azul” e “ olhei para todos os lados, mas não vi Deus”
O jornal tinha uma coluna “ Agenda do leitor” onde eram colocadas informações úteis: câmbios, horários das Farmácias, Marés e até o preço do Peixe na Praça e na Lota.
No dia em que eu nasci o Atum era vendido a 8 escudos ao Kg, que corresponde actualmente a 4 cêntimos, e o cinema que eram sempre dois filmes, custava 6 escudos ou seja os actuais 3 cêntimos. Eheheh
A minha ideia em colocar este artigo, não é a de mencionar as notícias desse Jornal, mas sim chamar à atenção para um facto. Hoje em dia nos telejornais e nos jornais só se dão notícias desagradáveis. A necrologia nos jornais ás vezes enche duas páginas, até parece que só morre gente. O resto das noticias é para falar da crise financeira, da guerra, acidentes de viação, violações e sei lá mais Quê… Estamos a tornar a sociedade uma coisa deprimida e triste.
Que tal voltar aos anos 60 e começarmos a felicitar através dos jornais o nascimento dos filhos dos nossos amigos, começarmos a salientar tudo o que de bom se passa à nossa volta. No fim de contas, há sempre duas maneiras de ver as coisas: Tanto podemos dizer que as Rosas Têm espinhos, como podemos dizer que os Espinhos têm Rosas.
(Quando comecei a escrever este artigo estava com a ideia que ás vezes a vida de uma pessoa não é nada mais do que o tempo que vai entre duas noticias de jornal. Mas depois lembrei-me da história das rosas e dos espinhos e alterei o texto)

2 comentários:

  1. Gostei muito desse seu post! Concordo plenamente que mais notícias felizes, como o nascimento de uma criança, deveriam ser noticiadas. O mundo anda muito cheio de coisas tristes.

    E que interessante saber o que acontecia no dia do seu nascimento! Em um momento qualquer procurarei sobre o meu.


    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, e eu acho que o jornal perdeu o sentido original também. Mas ainda bem que existe o mundo do blog para suprir isso, não ? =)

    ResponderEliminar

Comentários...