quinta-feira, 24 de março de 2011

Portugal Campeão da Europa INAS - FID em atletismo



Portugal venceu colectivamente em masculinos e femininos o Campeonato da Europa INAS - FID de Atletismo em Pista coberta que foi realizado em Helsínquia na Finlândia. Tal como em eventos anteriores em que participei vou tecer alguns comentários sobre o evento. Dei uma olhadela nos artigos que publiquei sobre os campeonatos anteriormente realizados, afim de não ser repetitivo. Mas parece-me que tudo o que penso sobre este tipo de eventos já lá está escrito. De qualquer forma vou fazer a minha obrigação, divulgar o evento e a modalidade.

ATLETAS - Eu não treino atletas, eu treino seres humanos, pessoas que têm sentimentos, sentem emoções, seres que por vezes são muito frágeis, física ou mentalmente e que têm todas as necessidades de afecto e carinho que qualquer ser humano tem. Não são de forma alguma somente uns seres portadores de um mecanismo que transforma energia química em energia mecânica, indivíduos acéfalos a quem se exige o máximo de rendimento. Talvez por pensar assim o treino, é que gosto tanto do desporto adaptado.

BRILHANTE – Esta é palavra que me ocorre para definir a prestação dos atletas portugueses nesta competição.

CAMPEÕES – Individualmente Portugal ganhou 30 medalhas, 6 de ouro, 12 de prata e 12 de Bronze. Teve um atleta que foi considerado o melhor atleta do Campeonato por ter ganho 3 medalhas de ouro e 4 de Bronze. Colectivamente Portugal foi campeão da Europa em masculinos e femininos.

DEFICIÊNCIA – Os atletas da deficiência intelectual são indivíduos com dificuldade de aprendizagem. Nada de confundir com os intelectuais deficientes que são uns indivíduos sem escrúpulos que andam por aí a “ lixar” a vida a toda a gente.

EMOÇÃO – Fiquei emocionado quando uma atleta antes de subir ao pódio para receber a medalha de ouro telefonou para a irmã e pediu-me para segurar no telefone para que a irmã que estava numa missão militar num país estrangeiro pudesse ouvir o hino Nacional. Do outro lado da linha podia-se ouvir. Venham, venham ouvir o nosso hino, a minha irmã está a receber a medalha.

FISIOTERAPEUTA – A fisioterapeuta da nossa selecção é quem socorre a todas as queixas e lamentos dos atletas. Tem sempre remédio para tudo, um spry aqui uma pomadinha acolá, uns alongamentos e quando isso não resolve, há sempre uma palavrinha de conforto. Vai longe a menina, lá isso vai

GANHAR- Embora não valorize muito os prémios, pois dou muito mais valor ao trabalho que se fez para lá chegar, acabo sempre por ficar contente com a felicidade dos atletas quando ganham.

JOGOS PARALÍMPICOS- Nesta selecção nacional estiveram presentes 5 atletas que integram o projecto de preparação paralímpica Londres 2012. Espero que todos consigam concretizar o desiderato proposto, pois os jogos paralímpicos são sem sombra de dúvida uma competição ímpar, tanto em beleza como na capacidade de superação do ser humano.

OBJECTIVO – O principal objectivo do desporto adaptado é colaborar na integração das pessoas com deficiência na sociedade, em condições que lhe permitam serem “aceites e respeitadas, proporcionando-lhes oportunidade de se tornarem úteis e produtivas “

SORRISO – Uma das nossas atletas contou-me entre sorrisos alguns momentos dramáticos da sua infância até aos dias de hoje. Sempre que se referia a uma dessas situações menos boas ria-se, mas era um sorriso nervoso. Um sorriso como nunca tinha visto, um sorriso muito triste. Nunca me vou esquecer.

TODAS – Todas as pessoas possuem diferenças, só que essas diferenças não deveriam servir para rotulá-las. Mas eu constato que as pessoas que não se enquadram num determinado “ modelo” estabelecido pela sociedade tendem a sofrer algum tipo de discriminação. A educação da nossa sociedade deveria começar por aqui……

Parabéns a todos aqueles que colaboraram para que este êxito fosse possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...