quarta-feira, 27 de abril de 2011

PAULA de Isabel Allende







Acabei de ler o livro Paula de Isabel Allende. Achei o livro fantástico e vou partilhar alguns apontamentos sobre o mesmo.

A razão da existência deste livro é a sua filha Paula, que sendo portadora de porfiria, uma doença hereditária adquirida através do seu pai, adoece gravemente e acaba por falecer após um longo período de coma. Este livro foi escrito “ durante horas intermináveis pelos corredores de um hospital em Madrid e num quarto de hotel onde vivi durante vários meses. E também ao lado da sua cama, na nossa casa da Califórnia”

“ Ouve Paula, vou contar-te uma história para que, quando acordares, não te sintas perdida” e assim começa Isabel Allende a contar o seu percurso de vida, de uma forma tão corajosa que expõe os seus erros, desilusões, medos, intimidades, fragilidades e onde fala da sua família, do seu País, da liberdade, da ditadura e das grandes personalidades com quem de alguma forma partilhou alguns momentos.

” A minha vida faz-se ao contá-la e a minha memória fixa- se com a escrita; o que não ponho em palavras no papel o tempo apaga-o”

Enquanto vai falando da sua vida, vai informando o leitor sobre o estado de saúde de Paula e dos esforços que faz para que ela regresse daquele estado de morte aparente. Aceita todo o tipo de ajudas, curandeiros, rezas, espíritas, medicina tradicional etc. Até que chega a um ponto em que diz: “ Já não escrevo para que quando a minha filha acordar não se sinta tão perdida, porque não acordará. Estas páginas não têm destinatário, a Paula nunca poderá lê-las…”

Par terminar um pequeno trecho do livro:

“ Gostaria de voar numa vassoura e dançar com outras bruxas pagãs no bosque à luz do luar, invocando as forças da terra e afugentando demónios, quero converter-me numa velha sábia, aprender antigos encantamentos e segredos de curandeiros. Não é pouco o que eu pretendo. As feiticeiras, tal como os santos, são estrelas solitárias que brilham com luz própria, não dependem de ninguém, por isso carecem de medo e podem lançar-se cegas no abismo com a certeza de que em vez de se destruírem sairão a voar. Podem converter-se em pássaros para ver o mundo de cima ou em vermes para vê-lo por dentro, podem habitar noutras dimensões e viajar para outras galáxias, são navegantes num oceano infinito de consciência e conhecimento”
Paula é um livro que requer muita reflexão é um testemunho de uma mãe que acompanha a morte de uma filha e um autêntico documento autobiográfico com várias lições de vida.

3 comentários:

  1. Excelente crítica. Me deixou super empolgada pra ler. Vai ser um dos primeiros da minha lista quando me sobrar um tempinho pra ler livros não médicos. kkkkkk
    Me comoveu bastante.

    ResponderEliminar

Comentários...