sexta-feira, 7 de setembro de 2012

E assim as coisas se vão compondo


Aos alunos do 1º ao 9º ano as autarquias deveriam entregar bicicletas em vez de passes escolares, esta mensagem foi transmitida pela professora catedrática Beatriz Pereira do instituto de Educação da Universidade do Minho. Deu como exemplo os países nórdicos onde esta prática é comum ” Nos países nórdicos, onde há muito frio, vê-se de manhã pais e filhos a pedalar de casa até à escola e, ao fim do dia, regressam. Até os alunos e professores universitários o fazem." Entre os benefícios que esta medida poderia trazer, destaca: promove estilos de vida saudável, menores custos para as autarquias, aumento da atividade física, redução do indício de poluição, fomenta desportistas em novas áreas e torna os cidadãos mais resistentes, prevenindo doenças crónico-degenerativas, concomitantemente diminui os gastos públicos de saúde.


Beatriz Pereira diz que a distância média do aluno português até à instituição de ensino é de três a cinco quilómetros e que não é preciso criar trajetos velocipédicos ou trajetos especiais “ onde circula um automóvel pode circular uma mota ou uma bicicleta, basta haver uma cultura de respeito pelo outro”. A docente salienta que o período dedicado à Educação Física na escola é de 90 mais 45 minutos semanalmente, claramente inferior aos 60 minutos diários recomendados pela Organização Mundial de saúde.

É claro que eu não acredito que nos tempos mais próximos esta medida seja exequível em Portugal. Ainda estamos numa fase do protecionismo exagerado aos nossos filhos. Reconheço que os perigos são muitos, e que o mais seguro é levá-los de carro até á porta da escola e no final das aulas, fazer o mesmo procedimento. Mas penso, que se investirmos um pouco mais na educação ( não falo de escolaridade)um dia isto será possível.

Fazendo uma pesquisa pelo Google, verifiquei que esta medida já está sendo aplicada no Brasil, mais propriamente em São Paulo, onde foram criadas as primeiras escolas de bicicleta do mundo. O programa “ Escolas de Bicicletas” único de formação de ciclistas urbanos no mundo, foi criado pela Secretaria Municipal de Educação, já tem alunos formados, que passaram a fazer o Trajeto casa – escola com bicicletas de bambu. Até dezembro terão cerca de 4,6 mil alunos formados. No caderno de um aluno que faça parte deste projeto constam lições sobre legislação de trânsito, transporte sustentável, estilos e modalidades de bicicleta, oficina de mecânica e montagem, história e cultura da bicicleta, educação ambiental, e orientações sobre liderança e mediação de conflitos. Também treinam equilíbrio, postura e resistência

Parece que tudo se vai compondo, uma nova mentalidade vai surgindo (embora sempre com resistências) para tentarmos criar um mundo melhor, preservando o meio ambiente e utilizando conscientemente os recursos naturais do Planeta. Um bem-haja a todos aqueles que de alguma forma contribuem ( nem que seja com uma simples ideia) para uma melhoria desta nossa casa que é o planeta Terra .

 "Trate bem a terra. Ela não foi doada a você por seus pais. Ela foi emprestada a você por seus filhos."

1 comentário:

  1. Excelente ideia.

    No entanto, há que criar trajetos velocipédicos ou qq coisa nesse sentido, principalmente na Madeira, ou mesmo por cá.... se não, tornar-se-ia perigoso.

    A ver vamos!

    ResponderEliminar

Comentários...