domingo, 30 de junho de 2013

Insustentável leveza do vencer


Campeonato do mundo de atletismo INAS:

A bela cidade de Praga acolheu o 9º campeonato do mundo de atletismo INAS, razão pela qual escolhi um título em homenagem ao escritor checo Milan Kundera, e à sua obra “ A insustentável leveza do ser” um clássico escrito em Praga. (e também porque, para quem deambula pela magnífica cidade de Praga, fica com a sensação que único grande escritor chego é Kafka)

“ Tudo o que se viveu se há-de repetir outra vez e que essa repetição se há-de repetir uma e outra vez, até ao infinito!” In Insustentável l leveza do ser (citando a ideia do eterno retorno de Nietzsche)

Um aparte:

Efetivamente a repetição das conquistas de títulos europeus e mundiais, tanto individual como colectivamente por parte da selecção nacional de atletismo da ANDDI, tem-se repetido, e provavelmente irão repetir-se muitas e mais vezes. (Segundo a teoria do eterno retorno de Nietzsche, num futuro muito longínquo iremos vivenciar novamente estes momentos)

Crónica de um campeonato:

Ao vencer no sector masculino, Portugal conquistou a sétima vitória consecutiva nesta competição.

Dois atletas desta equipa estiveram presentes nas sete vitórias consecutivas são eles: o lançador Ricardo Marques e o polivalente Lenine Cunha. É obra

No sector feminino Portugal venceu pela terceira vez consecutiva.

O atleta Lenine Cunha mais uma vez e merecidamente, foi considerado o melhor atleta do campeonato.

Os atletas portugueses ganharam seis medalhas de ouro, 10 de prata e 10 de bronze

As boas surpresas, foram as selecções do Japão nos sectores feminino e masculino e Venezuela no sector masculino, que ocuparam lugares no pódio, normalmente pertencentes a selecções europeias.

O ambiente na selecção não poderia ser melhor, muita solidariedade entre os atletas, apoiando sempre quem estava a competir.

Seleccionador Nacional, treinadores, chefe da delegação e fisioterapeuta, numa acção coordenada, conseguiram estar sempre presentes na pista de aquecimento, câmara de chamada e nos diversos sectores onde estavam a competir os atletas portugueses.

A organização Checa esteve a bom nível, demostrando grande capacidade de organização para eventos desta natureza.

Em todos os campeonatos existe sempre um momento de grande emoção. Neste campeonato foi uma intervenção da treinadora Natércia sobre o treinador João Amaral. Fica aqui o registo sem pormenores.

Mais uma vez fiou demostrada a grande capacidade de trabalho da ANDDI, corroborada pelo desejo da equipa japonesa em estagiar em Portugal, para ver como funciona esta organização.

Para terminar:

“ Todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado: lembranças, sorrisos ,poemas, cheiros, saudades, momentos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...