quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024


 

Continuando a ler O POETA

Publico pequenos retalhos de alguns escritos de Fernando Pessoa. São pérolas que o pensamento brota. Embora eu escreva para mim, fico feliz se alguém tropeçar neste blogue e ao ler um pouco do que transcrevi, desperte a curiosidade para explorar o poeta mais profundamente.

      

E                                            Exerto1

 E                            

Sou um guardador de rebanhos, o rebanho é os meus pensamentos e os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos, e com as mãos e os pés, e com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la, e comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor me sinto triste de gozá-lo tanto, e me deito ao comprido na erva, e fecho os olhos quentes, sinto todo o meu corpo deitado na realidade, sei a verdade e sou feliz.

Exerto2

Se eu pudesse trincar a terra toda e sentir-lhe um paladar, e se a terra fosse uma coisa para trincar, seria mais feliz um momento…Mas eu nem sempre quero ser feliz, é preciso de vez em quando ser infeliz, para se  poder ser natural…Nem tudo é dias de sol, e a chuva, quando falta muito, pede-se. Por isso tomo a infelicidade com a Felicidade, naturalmente, como quem não estranha que haja montanhas e planícies, e que haja rochedos e erva.

Exerto3

Ah, não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram!

Exerto4

Adoramos a perfeição porque a não podemos ter, repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito.

Exeerto5

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em querer ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...