quarta-feira, 5 de maio de 2010

O 1º de Maio - Nostalgia ?















Esta é a única foto que eu tenho com toda a minha família. Não é de admirar, pois uma família assim tão numerosa não deve ser fácil juntar para uma foto. No verso da foto, não tem nada escrito, mas sei onde foi tirada, porque reconheço o local. Também sei o dia, porque só lá íamos na festa do dia 1 de Maio. O ano? Arrisco 1965, eu tinha então 4 anos e o meu irmão,faria em Outubro 17.
Alguns meses depois de fazer 17 anos, o meu irmão alistou-se na Força Aérea como voluntário. Era tempo de guerra nas colónias ultramarinas, e ele, entre aviões e helicópteros, andou por lá quase 7 anos. Segundo parece, ele preferiu a guerra, ao rigor dos Padres no Colégio e às sovas que o meu pai de vez em quando lhe dava. O meu irmão e os meus pais já morreram, mas fica esta foto para eu poder lembrar-me de um tempo, que de tão longínquo, as lembranças já são poucas.
  Indo ao que interessa: a razão porque coloquei esta foto é porque está relacionada com o tema que vou escrever;"O 1º de Maio". Penso que há muita gente equivocada com as razões desta celebração. É habitual conotarem-na, com o sistema marxista, com países comunistas ou socialistas. Muita gente até pensa que este dia só passou a ser feriado em Portugal após a revolução (25 de Abril de 74), mas não é bem assim. Como podemos constatar na foto, em 1965 em plena ditadura, eu já ia aos festejos do 1º de Maio.
 É claro que não se chamava o dia do trabalhador mas sim o dia do trabalho, a minha mãe dizia que era o dia do pic-nic, pois íamos para um local com uns relvados, umas barracas com “comes e bebes” e passavamos o dia por lá na brincadeira. Também não havia manifestações com trabalhadores a fazerem reivindicações, pois as que havia, eram controladas pelos serviços secretos do estado, a PIDE. Era simplesmente um dia de descanso para os trabalhadores, que era passado em família num sereno convívio. Ao sistema político vigente na altura, era de toda a conveniência manter este feriado, porque os países que não respeitavam este dia, eram considerados opressores da classe operária.
  O primeiro de Maio, nasce nos Estados Unidos da América e está relacionado com uma greve geral e uma gigantesca manifestação operária que ocorreu em Chicago e que se iniciou neste dia, no ano de 1886. Esta greve prolongou-se por mais alguns dias e teve graves repercussões para os intervenientes, que sofreram espancamentos, e todo o tipo de brutalidades. Houve centenas de mortos de pessoas de todas as idades. Alguns líderes do movimento foram condenados à morte na forca, e outros a prisão perpétua. O dia do trabalhador foi pela primeira vez assinalado em simultâneo em vários países, dos quais Portugal fazia parte, em 1 de Maio de 1890.A partir desta data o primeiro de Maio nunca mais deixou de ser celebrado. Em Portugal e durante a primeira Republica e por algum tempo, este dia esteve proibido de ser festejado.
Aconselho a quem não sabe lá muito bem o significado do dia do trabalhador, que faça uma busca na net sobre o 1 de Maio de 1886 em Chicago. É muito importante, para que esta nova geração, quando começar a trabalhar, e tiver direito a férias, horários de trabalho compatíveis, subsídios e outras tantas regalias, nunca se esqueça que para usufruírem de tudo isso, houve gente que foi torturada, alguns deram a própria vida e muitas famílias foram destruídas. Para sermos correctos e solidários com os menos favorecidos, não é preciso ter partido político, nem religião. Simplesmente basta sermos honestos com nós mesmos, e fazermos o que a nossa consciência manda.
Termino com um pensamento do Bertold Brecht

" a indiferença"

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

5 comentários:

  1. Eu bem disse que me ia ensinar o significado ...
    Abraço
    L.V.

    ResponderEliminar
  2. Primeiramente, adorei a foto! Gosto muito de fotos, de forma geral. Mas fotos mais antigas e que remetem a tantas lembranças, realmente são as melhores! =)

    Sobre o 1° de maio, estou de acordo com você. Não necessariamente deve ser um dia para exaltar ideologias ou partidos. Acho que o mais interessante seria exaltar o próprio trabalhador. E proporcionar, ao menos nesse dia, um pouco de descanso, diversão etc.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Gostei muito da história ...alias eu adoro historias e esta e real. E a foto esta muito expressiva.

    Fico a espera de mais...

    ResponderEliminar
  4. Recordar é sempre bom! sobretudo a nossa família.
    Infeliz da pessoa que passa por este mundo e ninguém o recorda!
    Família Gonçalves...
    Elisabete Gonçalves

    ResponderEliminar

Comentários...