quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desbravar terreno - Desporto adaptado


A selecção Nacional de Atletismo ANDDI- Portugal, participou no 5º Campeonato da Europa de Atletismo INAS – FID, realizado em Varazdin na Croácia. Os resultados desportivos superaram as expectativas.
Além dos diversos títulos individuais, colectivamente Portugal foi campeão da Europa no sector masculino e vice – campeão no sector feminino.
Mais uma vez tive o privilégio de integrar a equipa técnica que acompanhou a nossa selecção. Um Grupo maravilhoso de pessoas que só se encontram esporadicamente, mas que rapidamente criam empatias e reúnem sinergias que permitem os nossos atletas concretizarem os desideratos propostos. Os atletas geriram da melhor forma possível as suas limitações e foram exemplares no seu comportamento.
Como o desporto adaptado não tem grande visibilidade nos órgãos de comunicação social, e tendo em conta a importância da sua divulgação, a mesma deve ser efectuada por todos aqueles que de alguma forma estejam ligados ao sector. Por esta razão vou utilizar o meu humilde blogue para tecer umas breves considerações sobre esta temática.
Começo por citar ( Winnick 1997) numa definição de desporto adaptado “ Experiências desportivas modificadas ou especialmente designadas para suprir as necessidades especiais de indivíduos. O âmbito do desporto adaptado inclui a integração de pessoas portadoras de deficiências com pessoas normais, e lugares nos quais que se incluem apenas pessoas com condições de deficiência”
Com o objectivo de demonstrar a importância desta actividade faço também referência à Constituição Portuguesa, que consagra o direito à cultura física e ao desporto para todos. Este aspecto é reforçado por um artigo da lei de Bases do Desporto que coloca o desporto como factor indispensável na formação da pessoa e no desenvolvimento da sociedade, fazendo também referência ao valor da prática desportiva para os cidadãos portadores de deficiência, tanto no desporto de recreação, como na prática do desporto de alta competição.
O problema é que a constituição, estatutos de Associações, Federações e definições de grandes pensadores nunca colocarão um único indivíduo com deficiência a praticar desporto ou uma outra actividade qualquer. Para que isso aconteça, é necessária a intervenção Humana na prática, fundamentalmente por indivíduos altruístas (no verdadeiro sentido da palavra), que de uma forma abnegada se dediquem à causa.
Fico feliz por Portugal continuar a ser um exemplo no desporto Adaptado, fundamentalmente na área da deficiência mental/ incapacidade intelectual, onde os resultados desportivos têm atingido a excelência. Os atletas portugueses através dos seus êxitos estão a desbravar um caminho onde ainda existem muitos obstáculos, que penso, só poderem ser removidos através de momentos de felicidade como aqueles que vivemos neste campeonato. E eu digo isto, porque sei que a felicidade é contagiante.
Parabéns à ANDDI- Portugal, e a todos aqueles que de alguma forma deram o seu contributo para mais este êxito desportivo. Mas não posso deixar de fazer uma referência especial ao Seleccionador Nacional Costa Pereira o grande dinamizador e ao Atleta Lenine Cunha que pela forma como exprimirem os seus sentimentos, dentro e fora das pistas, são um autêntico espectáculo dentro de um espectáculo.
E como disse na reunião de encerramento “ estes campeonatos sem a presença destas duas personagens, nunca serão a mesma coisa “
Um Pensamento:
” O desporto tem o mérito de dar visibilidade às visibilidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma actividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades”
Aqui vai um link fornecido pela fisioterapeuta Maria João com uma sessão fotografica do atleta Lenine Cunha ( fotos tiradas no 5º Campeonato da Europa na Croácia)
http://www.youtube.com/watch?v=tRvh2M1vU7c

4 comentários:

  1. De volta ao mundo dos blogs ; )

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez a selecção nacional de atletismo da ANDDI está de parabéns por todas as medalhas que alcançou, pelo titulo de campeão europeu masculino e vice-campeão feminino.
    Eu também tive o prazer e o orgulho de integrar esta fantástica equipa, e poder acompanhar de perto estes grandes atletas que deram sempre o seu melhor.
    Há vários anos acompanho de perto o desporto adaptado, mas só mais recentemente me tenho vindo a aperceber da dedicação e esforço destes atletas. É fantástico poder vê-los vencer, e partilhar as suas alegrias. Infelizmente no nosso país ainda há pouco reconhecimento do mérito destes atletas, sendo muitas vezes desconhecida a existência destes campeonatos e das suas vitórias.
    Esta foi a 2ª vez que integrei esta família do atletismo. Foram 5 dias de grande alegria, onde se criaram fortes laços de amizade e se viveram momentos inesquecíveis que deixaram imensas saudades.
    Sem dúvida há que enaltecer o trabalho do nosso seleccionador nacional,sem o qual provavelmente estes campeonatos não decorreriam, e também do nosso atleta e amigo Lenine Cunha que, além de 6 medalhas conquistadas, arrecadou também o prémio de melhor atleta da Europa.
    Por último gostava de agradecer ao autor deste blog pela sua amizade e ensinamentos que me transmitiu ao longo destes dias.
    Espero poder fazer parte desta família em outros campeonatos...

    Beijinhos
    Maria João Pereira

    ResponderEliminar
  3. Venho por este motivo agradecer, todas as palavras e referencias da minha pessoa nas seguintes publicações..
    É com todo o prazer e de maior agradecimento de ter vocês como minha companhia (José Adriano e Maria João). Não tenho como agradecer tal momentos que já partilhei com cada um.
    Antes de mais queria afirmar que vocês são metade de mim, pois cada campeonato que realizo, a vossa presença é essencial.
    São vocês que me dão aquela força de vontade, que me ajudam nos momentos de maior pressão. Mas como todos os amigos, temos as nossas discuções e momentos mais stressantes, o que faz com que sejamos mais ligados.
    Queria dizer ao mundo que conheço duas grandes pessoas, pois a vossa motivação é minha força.. Por todos os campeonatos que faço, olho em redor e vejo vos gritando o meu nome, naquela plateia replecta de nervos e esperança. Queria sim agradecer, agradecer pelo facto de estarem presentes na minha vida, no meu "trabalho".
    Não poderei contar os melhores dias que passei connvosco, pois não teria dedos suficientes para tal.. Basta um palavra para fazer toda a diferença, vocês são como familia para mim e isso nunca tirarei da minha cabeça.
    No meio de tanto sentimento e amizade, queria falar um pouco no meu treinador (Costa Pereira), pois todo o esforço e dedicação que me é dado da parte dele, merece um grande obrigado, pois se não fosse ele, não seria o atleta que sou hoje..
    Antes das despedidas queria referir que tenho um sentimento muito forte por vocês, e que tenho prazer em ter-vos como meus amigos.
    Por Fim vem a parte das despedidas, e de tantos agredecimentos e a palavras sentidas, mais uma vez queria dar um GRANDE OBRIGADO a todos que me têm apoiado.
    Muitos Beijinhos e abraços
    Lenine Cunha

    ResponderEliminar
  4. Pois... O filho do Ronaldo,(quem é a Mãe? vês, até eu alinho na dúvida)faz 1ª página da TV e jornais. Aqueles que se superam, sei, (porque os observo)quanto custa, qual a informação (Tv e jornais) e que apoio?????
    É o mundo que vivemos!!!!
    Espero que os teus filhos tenham "coisas" melhores por que lutar.
    Abraço

    ResponderEliminar

Comentários...