sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ás vezes faltam-me as palavras

Após a situação da lançadora de disco Teresa Machado, atleta olímpica portuguesa, que a determinada altura teve que andar a limpar condomínios, agora surge o caso da ex – campeã mundial de corta mato Albertina Dias, que pelo que parece, segue o mesmo caminho. Eu não julgo ninguém, e acho que nesta situação nem vale a pena tentar arranjar culpados, mas como o atletismo é a minha modalidade não podia ficar indiferente a esta situação.

São estes os exemplos que queremos dar aos nossos jovens para aderirem à prática desportiva? É este o futuro que prometemos aos nossos jovens atletas? Será que estes atletas que elevaram tão alto o nome do país e da modalidade, não deveriam trabalhar na promoção e captação de novos valores? Não poderiam ser integrados a nível autárquico?

Sinto repulsa e indignação em viver num País que trata as pessoas desta maneira.
De seguida coloco a notícia retirada de um jornal e os alguns dados biográficos retirados de um blogue.


Campeã mundial de Corta-Mato põe ouro à venda

"Albertina Dias, 45 anos, antiga atleta olímpica portuguesa, colocou à venda a sua casa no Porto, bem como a medalha de ouro conquistada no Campeonato do Mundo de Corta-Mato de 1993, em Amorebieta, Espanha. A base de licitação do prémio está fixada nos 70 mil euros.
Contactada pelo Correio da Manhã, a ex-fundista não escondeu as dificuldades financeiras que atravessa. "Não posso pagar as quotas da Associação de Atletas, por isso não recebo nenhuma ajuda", explicou Albertina Dias, que está entre os cem desportistas do século em Portugal.
A antiga recordista nacional, que agora trabalha como empregada de limpeza – recebe 15 euros por hora – tem-se desdobrado em contactos com a Federação Portuguesa de Atletismo, que se comprometeu a apoiá-la, mas acusa o organismo de ser pouco célere nas suas acções. "Há um projecto, juntamente com o Instituto do Desporto de Portugal e a Universidade do Porto, mas que ainda não começou. Já estou farta de promessas. Para mim, é como São Tomé: ver para crer", referiu a medalha de bronze no Mundial de Boston (EUA), em 1992. "

PERFIL

ALBERTINA DIAS nasceu a 26 de Abril de 1965, no Porto. Em 1993, em Amorebieta (Espanha), conquistou o ouro nos Mundiais de Corta-mato. Em 1990, foi prata (França) e em 1992 assegurou o bronze em Boston (EUA).
Campeonato do Mundo de Corta Mato:

Campeã Mundial – 1993 – Amora Bieta / Espanha
Vice- Campeã Mundial – 1990 – Aix – les- Bains / França
3ª classificada - 1992 - Bóston / EUA
5º classificada - 1994 – Budapeste / Hungria
6ª classificada - 1991 – Antuérpia / Bélgica
9ª classificada - 1995 – Durham / Inglaterra

Taça dos Campeões Europeus de Corta – Mato

1ª Classificada – 1994 – Cassino / Itália
1ª Classificada – 1995 - Maia / Portugal
1ª Classificada – 1996 Lancioano / Itália

Taça dos Campeões Europeus de Estrada

1ª Classificada – 1994 – Caserna / Itália
1ª Classificada – 1995 – Manosque / França
1ª Classificada – 1996 Lyon / França

Para terminar e como já tenho lido algumas criticas tipo: “ o que é que fizeram com o dinheiro que ganharam com o atletismo?” coloco um pequeno enxerto do sermão da Montanha.

“ Não julgues, para que não sejais julgados. Porque com o juízo que julgardes sereis julgados, e com a medida que tiveres medido, sereis medido” Mateus 7.1-5

2 comentários:

  1. Fome, pobreza, escravidão social e guerra… são apenas alguns dos problemas que o mundo actual vive. Ajuda a melhorar a sociedade para que os nossos filhos possam desfrutar de um mundo melhor. Vê como em
    http://zmportugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Somos tão grandes em tudo!!!! Até na maneira como não reconhecemos os que nos dão alegrias. QUE RAIO DE DESPORTO TEMOS EM PORTUGAL, QUE NEM DOS MELHORES, NÃO APROVEITAMOS O SEU SABER E EXPERIÊNCIA?? Para Reflectir.
    Abraço, e OBBIGADO às CAMPEÃS de corpo inteiro, Albertina e Teresa,e todos os outros, pelas alegrias que me deram.

    ResponderEliminar

Comentários...