sexta-feira, 20 de março de 2015

A ciência e a religião


A diferença do código genético do homem para o seu parente mais próximo, o chimpanzé, é de apenas 1,5 %. Alguns estudos mais recentes falam numa percentagem inferior a 5%.” Em muitas funções e aptidões muitos animais são superiores ao homem, exemplo das aves e golfinhos que revelam um sentido de orientação excecional. Cães e gatos possuem olfato e audição muito superiores ao nosso. Aquilo que nos distingue realmente é a dimensão relativa do nosso córtex “

 Muitas pessoas ficam ofendidas quando digo que a nossa diferença para com os animais é fundamente termos um cérebro mais elaborado e sofisticado. O que nós chamamos de massa cinzenta é o córtex, onde mora a inteligência, e o seu desenvolvimento é que faz a diferença entre o homem e os animais. Penso que a educação religiosa e as tradições são as principais causas da ofensa. A bíblia, como sabemos, permite interpretações para todos os gostos, não fosse assim e não haveriam tantas religiões com interpretações tão diversas sobre os mesmos temas. Ao longo dos anos foram apenas citados versículos que fora de contexto autorizam o homem a alimentar-se dos animais e a relegar os mesmos para um plano inferior e de serventia. Interpretações idênticas aconteceram relativamente à mulher, predestinada a ser serva do homem, à utilização da escravatura, legitimando inclusive o aparecimento da inquisição, as cruzadas e outras barbaridades. Sendo a consciência a minha única religião, não nego que sempre me senti atraído pela história das religiões e que gosto de ler a bíblia. Por esta razão, revolvi mencionar alguns versículos onde a bíblia exorta ao respeito pelos animais e sugere uma alimentação vegetariana para uma melhor vivência entre todos.

 Eclesiastes 3:18-21 que diz o seguinte:“Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais.  Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra?

 Gênesis 1:29 e 1:30 onde se apresenta a primeira lei dietética estabelecida por Deus para o homem e para os outros animais: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão sementes e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão sementes; isso vos será por alimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.”

Isaías 11: 6-8 e 65:25 é onde podemos verificar o plano que Deus preconiza em que com a vinda do messias o mundo irá tornar-se vegetariano tal qua era no jardim do Éden:O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o filhote do leão e o animal doméstico andarão juntos, e um condutor pequeno os guiará.  A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão como o boi comerá palha. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.”  “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

1 comentário:

  1. Bem interessante! Ciência e Religião considero eu podem se ligar pelo menos em alguma concepção para se chegar a Deus. Bom, pelo menos é o que eu acho né gostei bastante da postagem e queria que você também poste algum comentário em meu o endereço é esse: poesiaoualgoparecido.blogspot.com

    Agradeço fique em Paz!

    ResponderEliminar

Comentários...