quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Eterno Brincalhão - Neotenia


A minha maturidade tem demorado a aparecer, e embora tenha feito um grande esforço para adquirir aquela seriedade do adulto, abandonando certo tipo de brincadeiras e alterando com muita dificuldade a minha forma de agir, continuo com muita dificuldade em situar-me fora da faixa etária dos dezassete ou dezoito anos. Mesmo sentindo-me muito bem assim, às vezes ficava um pouco preocupado com a situação. Até que li um artigo “A NEOTENIA NA EVOLUÇÃO HUMANA” e fiquei esclarecido sobre o prolongamento da minha juventude a nível mental. Segundo a teoria da biologia evolucionista a Neotenia é a manutenção das características juvenis na idade adulta. Esta teoria é muito engraçada e tem muita lógica. È daquelas teorias que vale a pena explorar. Vou lançar algumas frases ao desbarato só para aguçar a curiosidade dos meus amigos sobre este tema: Atribui-se o sucesso da nossa espécie a um processo evolucionário chamado Neotenia. Ou seja: a manutenção de características infantis na idade adulta. Diferentemente dos outros animais, não paramos de brincar quando crescemos. Adultos os homens dão nomes diferentes a essa brincadeira: chamam-na de arte ou pesquisa, música ou poesia. A evolução dotou o ser humano de estruturas lentas que progressivamente complementam os aspectos físicos. O homem quando nasce é por isso um ser inacabado (Neotenia) não dependendo completamente de si.” “ Para J.G. Herder o bebé humano é o ser mais órfão e desprotegido da natureza. Diferentemente dos animais, que se especializam como uma chave numa fechadura, o homem tem o seu destino aberto. A sua falta de especialização redundou na independência da natureza, o que abre ao homem a possibilidade de auto – determinação, e o torna essencialmente uma criatura social. Inacabados e desprotegidos pela natureza, cabe aos seres humanos completar o seu projecto por si próprios, usando a razão e a reflexão, que só eles têm. “ A capacidade do cérebro aprender é muito maior antes da maturidade estar completa e como a Neotenia significa uma infância estendida há mais hipóteses do cérebro desenvolver-se.” Conclusão: a nossa superioridade em relação aos outros animais deve-se muito a uma infância muito mais prolongada do que as restantes espécies. Eu da minha parte vou tentar ir brincando até ao fim da minha vida, ou seja vou ser sempre neotenico, não vou deixar escapar esta criança que vive no meu cérebro, esta fonte de eterna juventude e que me faz muito feliz. Agora que já conheço a teoria da Neotenia, quando os adultos começarem a chatear-me com frases tipo “ és uma criança do caraças” “ deixa de ser criança, já tens 48 anos” Eu simplesmente vou responder, “ eu não sou criança, sou neotenico” ou quanto muito, uma porra do carago dum neotenico. PS. A partir de agora é que vai ser brincar eheheheheeh

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...