domingo, 1 de novembro de 2009

História do atletismo em Portugal - Uma pequena ajuda


Aos alunos da area de desporto muitas vezes é pedido um trabalho sobre a história do atletismo em Portugal. Ao colocar este artigo , apenas quero ajudar com mais alguns dados sobre um tema onde infelizmente não abundam muitos elementos.
Dados retirados do 1º volume de “ Atletismo em Portugal 1910 – 1972” um livro publicado pelos elementos da Comissão Nacional de estatística: António Mina, Arons de carvalho, Vítor Gomes da Silva e com a contribuição das obras do Dr. Salazar Carreira o maior ”historiador” do atletismo nacional a as preciosas ajudas dos senhores Leonel Catarino, Pereira Duarte, Nelson Antunes e Cap. Santos Roldão.

1910 foi o ano dos 1º jogos olímpicos nacionais que se consideram ter sido os primeiros campeonatos de Portugal de atletismo.
1921 foi o ano da criação da federação portuguesa de atletismo
Data de 13 de Maio de 1904 o primeiro concurso de atletismo em pista de que encontrámos vestígios pelas nossas pesquisas; foi organizador o Lisbon Cricket Club, no seu campo da Cruz Quebrada, e nele participaram exclusivamente súbditos britânicos.
No ano seguinte ( 10 de Junho de 1905) o Campo Grande Futebol Clube, antepassado directo do actual Sporting, promoveu no seu campo da Alameda das Linhas de Torres, 27, uma festa reservada a convidados ( só assim se compreende que no intervalo fosse servido aos assistentes – numerosos e selectíssimos, segundo rezam os prelos da época – um “finíssimo lunch…) A festa foi dividida em duas partes, sendo a primeira preenchida com provas de atletismo e a segunda com provas hípicas.
Sabemos que já em Março precedente o clube de José Alvalade organizara outro festival semelhante, mas não conseguimos encontrar referências ao seu programa ou resultados
Os vencedores do certame atlético de Junho foram: corrida de velocidade Carlos Lamarão; corrida de resistência, José Manuel Barahona; e corrida de 100 metros com obstáculos , saltos em altura e comprimento, Fernando Pinto Basto. A única marca de que se encontrou referência foi a do salto em altura cujo vencedor transpôs 1,60 metros.
A prática do atletismo animou em 1906 ano em que o Clube Internacional de Futebol promoveu o primeiro torneio inter – clubes no seu terreno em Alcântara e no dia 11 de Novembro as agremiações convidadas receberam junto com o programa um regulamento técnico explicativo das condições em que cada prova seria disputada, documento muito curioso e ao qual teremos ocasião de fazer referencia.
Tomaram parte neste concurso representantes do internacional, Lisbon Cricket, Clube Naval Madeirense, Carcavelos Clube e Grupo de Futebol Cruz Negra.
Eis os nomes dos vencedores: corridas de 100 e 110 barreiras , Fernando Pinto Basto (C.I.F.) salto em altura C. Barley ( L.C.C..) com 1,52 met, lançamento de peso 5,5 kg Eduardo Pinto Basto(C.I.F.) com 9,80 met salto e comprimento C. Barley com 5,44 metros, corrida de 2500 metros Cooper (C.C..) luta de tracção, Clube Naval Madeirense.
Em Dezembro do mesmo ano o infante D. Afonso tomou a iniciativa de organizar no campo do velódromo de Palhavã outro concurso atlético cuja receita se destina a fins de beneficência. A concorrência foi numerosa e inscreveram-se, além dos clubes já citados, o Clube Naval de Lisboa, Velo clube, Real Ginásio, Sport Lisboa e Ateneu Comercial.
Todos os vencedores foram ingleses excepto o “ acelista” Francisco Cordeiro, que conseguiu ganhar a prova do salto com vara com 2,50 metros.
Em 7 de Junho de 1907 repetiu-se o festival, com idênticos objectivos sendo três as competições favoráveis aos portugueses: o lançamento do peso regulamentar, ganho pelo Hércules Manuel da Silveira, com modestíssimos 9,08 met, O lançamento do disco em que José Prego atingiu 24,80 metros
E prego atingiu 24,80 met e a corrida dos 100 metros que Fernando Pinto Basto venceu, creditado no tempo excelente e pouco crível de 11 segundos.
Volvidos mais alguns anos durante os quais coube aos estudantes o maior tributo da actividade para o atletismo vamos encontrar em 25 de Junho de 1910 o primeiro torneio oficial incluído no programa dos 1º Jogos Olímpicos Nacionais, oficialmente fiscalizados e organizados pela Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, e cujos resultados oficialmente fiscalizados, portanto, considerados ponto de partida para a evolução dos recordes nacionais. ( in Salazar Carreira “ evolução dos recordes nacionais
A federação portuguesa de atletismo foi fundada em 5.11.1921 teve a sua primeira sede no largo trindade coelho, 22 – 2º em Lisboa, e foram seus sócios fundadores as associações de Lisboa e do Porto.
Teve vida efémera até 1925 ano em que realizou os primeiros campeonatos nacionais ( que tiveram a participação de 21 clubes e 243 atletas) porém, só em 25 .5 1929 é que viu oficializada a sua existência por alvará passado pelo governo civil de Lisboa.
Em 1922 realizaram-se os primeiros campeonatos regionais ( sul- norte)
Em 26 – 1 – 1923 realizou o primeiro congresso formal
Celebrou o primeiro encontro internacional em Madrid 1º Espanha – Portugal em 1925, sendo chefe da equipa nacional o Sr. Gentil dos Santos.
Em 1925 tiveram inicio os campeonatos de juniores – a nível regional - promovidos pelo Sporting Club de Portugal
Em 1926 filiou-se na federação internacional tendo feito representar-se no congresso da F.I.A.A. em Amesterdão pelo Sr. D. José do Carmo da Câmara, encarregado dos Negócios de Portugal na Holanda
Em 1927 passou a reger-se pelas leis da F.I.A.A.
Neste mesmo ano (1927) é criado o licenciamento oficial dos atletas, os quais requeriam autorização para praticar a modalidade, juntando uma certidão médica comprovativa das aptidões físicas. Esta licença era, tal como hoje, válida por um ano e o clube pelo qual se inscreviam era o seu até 31de Dezembro
No inicio da sua actividade em Portugal, os atletas eram divididos em juniores e seniores de acordo com as classificações obtidas nas provas realizadas e não por escalões etários.
Uma curiosidade: em 1912 não foi permitida a inscrição do atleta serafim Martins na prova da maratona por ser considerado profissional uma vez que, como peixeiro, fazia diariamente o percurso Costa da Caparica - Trafaria e regresso!...
Até 1913 consideram-se como campeonatos nacionais, os jogos olímpicos Nacionais em 1914 e 1915 passaram a ser os jogos desportivos nacionais
Os campeonatos nacionais passaram a ter classificação colectiva apenas a partir de 1944
Nota: Este livro foi-me facultado pelo amigo João Silva, que é quem mais sabe sobre a história do atletismo na Madeira.

3 comentários:

Comentários...