domingo, 2 de agosto de 2009

Emagrecer é uma " porra do carago"


Para muita gente, emagrecer não é nada fácil, é como diz uma amiga do Porto “ uma porra do carago” No meu caso , parece que não é porra nenhuma, eheheheh. A balança diz que eu tenho 80 kg. Chiça, de Dezembro até agora já perdi 16 kg. Se estou preocupado? Não!.. Se tivesse perdido 16kg em notas de 50 euros, talvez estivesse, mas em banha! Não me preocupa nada. Há, já não me lembrava, tenho que resolver o problema da roupa. Não vai ser fácil!... Ultimamente tenho encontrado pessoas que não via há muito tempo, a conversa começa logo por: E como estás tão magro! Normalmente respondo: é por causa da crise. Como a resposta não é satisfatória, começam subtilmente a tentar saber se eu tenho alguma doença grave. Então eu tento explicar tudo o mais sinteticamente possível: Em Dezembro deixei de comer carne e peixe. Não foi por causa da saúde ou de emagrecer e não é por causa de religião, pois eu não tenho nenhuma. Então porque é? Para não ter que dar muitas explicações, simplesmente digo: Com o avançar da idade fiquei meio maluco. Há! Então é isso? Sim claro, que mais podia ser. Quando comecei a ser ovolactovegetariano, pensei que podia perder um pouco de peso, mas nunca me passou pela cabeça que fosse tanto. Mas já agora que perdi e, sabendo que há gente que quer ou precisa emagrecer, e tem tanta dificuldade, vou tentar transmitir um pouco do que faço, talvez possa ajudar alguém. Não quer dizer que funcione com todos, mas não custa experimentar. Vou começar pela a actividade física. Sempre que posso vou ao ginásio fazer musculação, ás 2ª,4ª e sexta-feira, entre as 7 e as 8 da manhã, pois entro no trabalho ás 8 e meia. Faço um exercício para cada grupo muscular. Normalmente 4 a 5 series, incluindo a de aquecimento. As repetições, variam muito, normalmente são 5 ou 6, mas ás vezes faço 10 e quando apetece usar cargas mais pesadas, 1 a 3 repetições. Os intervalos são curtos, pois para treinar todos os grupos musculares numa hora, não posso descansar muito. Quanto aos exercícios, faço normalmente os mesmos, pois só faço exercícios que gosto e isso reduz um pouco a escolha. Também sempre que posso, ás 3ª e 5ª corro 5 km na pista de atletismo. A intensidade da corrida é conforme a disposição, umas vezes rápido outras lento, outras ritmo médio. Nós gastamos 1 caloria por kg de peso corporal por quilómetro. Ou seja eu tenho 80 kg , gasto 80 calorias por km, independentemente da intensidade da corrida, até pode ser a andar. Como é possível? É simples, se eu correr ao 5 km rápidos, gasto 20 minutos, se for lento 35´e se for a andar 45,´ por isso, quanto mais lento eu for, mais tempo levo a fazer o percurso, sendo o gasto calórico o mesmo. Neste caso corro 5km x 80 cal. Gasto 400 calorias. Na alimentação: pequeno almoço, tomo 1 copo de keifir, e como um pouco de aveia . Meio da manhã e meio da tarde um chá que normalmente varia entre, boldo, chá verde e alcachofra. Ao almoço tomo sempre um sumo de uma peça de fruta com uma colher de sopa de sementes de linhaça. Por volta da 18 horas como uma sandes de pão integral com queijo. O almoço e o jantar são idênticos e consta sempre de alimentos já descritos no blogue. Têm sempre legumes que podem ser cozidos ou crus. Hidratos de carbono que são: arroz, massa, boulgur , etc. e sempre uma fonte de proteína , que podem ser: ovos, queijo, quinoa, soja , seitan etc, A sobremesa é sempre fruta, dou a preferência à banana. Em relação ao álcool, tomo moderadamente, abrindo excepções em casamentos, baptizados, aniversários e funerais, eheheheh. Como podemos constatar, não há segredo nenhum para eu ter perdido todo este peso. Agora é só fazerem a experiência. Há! Já me estava a esquecer , também não desejo mal a ninguém. Dizem que isso também faz engordar. eheheheh Como nota final, convém dizer que sempre pratiquei desporto e a treinar três vezes mais do que treino actualmente, eu tinha mais de 90 kg. Sendo assim, é fácil de concluir que a perda de peso deve-se fundamentalmente à alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...