segunda-feira, 18 de maio de 2009

Identifico-me com este Poema

















PARA SER GRANDE,SÊ INTEIRO:

Para ser grande,sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa


Põe quanto és
No mínimo que fazes


Assim em cada lago a Lua toda
Brilha, porque alta vive



Este poema foi escrito por Fernando Pessoa com o heterónimo de Ricardo Reis: Eu digo que foi escrito e não que é um Poema de Fernando Pessoa, porque a partir do momento em que o poeta divulga o seu poema, este deixa de ser seu e passa a ser de quem o lê.Cada um dá a própria interpretação. Eu identifico-me com este poema,com a interpretação que agora lhe dou.Mas futuramente,posso dar-lhe outro sentido. Esta é a beleza da poesia, nós vemo-la consoante o nosso estado de "espírito"

“Para ser grande, SÊ inteiro:”
Ser inteiro, é sermos o que somos, aceitarmos a realidade, nos defeitos e nas virtudes. Não é necessariamente sermos perfeitos. È não desvirtuarmos aquilo que somos, é não sermos como a água do mar, que mostra um azul de uma beleza inigualável, mas quando lhe tocamos verificamos que é incolor.
”Nada teu exagera ou exclui”
Não podemos abdicar de nós próprios, a nossa realidade deve sobrepor-se a tudo.Devemos banir das nossas vidas, o que é ilusório e, é usado para manipular as nossas mentes, causando muitas vezes sofrimento.
”SÊ todo em cada coisa”
é viver intensamente cada momento como se fosse o último, mesmo nas mais pequenas coisas. Procurar a felicidade em tudo o que nos rodeia. Viver a vida na sua plenitude e não em pequenos retalhos.
Põe quanto és no mínimo que fazes”
Devemos dar sempre o nosso máximo, procurar a excelência em tudo o que fazemos. Evitarmos a mediocridade. Quem dá tudo o que tem, a nada mais é obrigado. Esta é uma grande lição de como viver a vida.
”Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive”
Nós nascemos, para desfrutarmos de toda a beleza do mundo e temos capacidade de projectar o nosso amor em tudo o que existe, para isso basta sermos como a Lua, vivermos no alto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...