terça-feira, 23 de março de 2010

Elixir de Romã - Para quem não conheçe


Retirei da net um artigo que acho de muita utilidade.

As propriedades medicinais da romã vêm dos seus componentes únicos - os polifenóis. Estes compostos da fruta actuam como antioxidante e anti-inflamatório, suprimindo o progresso do cancro. Num dos estudos mais recentes (Seeram et al. 2008), verificou-se que o sumo de romã é muito mais eficaz como antioxidante do que o vinho tinto, o sumo de mirtilo ou o sumo de oxicoco, que anteriormente eram considerados como os mais fortes antioxidantes. O sumo de romã tem 3 a 4 vezes mais poder antioxidante do que o vinho tinto ou o chá verde e, o elixir fermentado com polifenóis da romã tem 50 a 70 vezes mais poder antioxidante do que os mais fortes antioxidantes conhecidos até este momento.

A investigação clínica confirma que beber regularmente sumo de romã atrasa em quatro vezes o aumento do valor de PSA em pacientes com cancro da próstata. O PSA é um indicador fundamental do progresso desta doença. Novas experiências confirmam que a romã (fruto para a próstata) pode até mesmo ajudar na fase hormono-refractária, de difícil cura. A Romã revela um efeito positivo contra doenças cardiovasculares: o sumo de romã aumenta significativamente o fornecimento de sangue ao coração em pacientes com trombose coronária; em pacientes com artérias estreitas, diminui os depósitos perigosos e reduz a pressão arterial.

Existem diferenças significativas entre produtos de romã no que diz respeito à sua qualidade e conteúdo de polifenóis activos (efectivos). A dose diária recomendada é cerca de 500mg de polifenóis do sumo de romã.

Infelizmente, nem todos podem assimilar as propriedades benéficas do sumo de romã. Isto se relaciona com a disponibilidade biológica dos compostos presentes no sumo e a diversificação individual da flora bacteriana intestinal, que faz com que indivíduos diferentes absorvam polifenóis de forma diferente.

Os polifenóis após a fermentação por microrganismos vivos ou probiótica (com bactérias vivas, não sintéticas), apresentam uma maior actividade biológica. Graças à fermentação probiótica a disponibilidade de polifenóis no sumo de romã aumenta.

O facto dos polifenóis fermentados da romã serem mais eficazes é confirmado por uma série de estudos: cancro da mama (Kim et al., 2002), cancro da próstata (Albrecht et al., 2004) e leucemia (Kawai e Lansky, 2004).

CONCLUSÃO:

Xaropes de romã ou sumos disponíveis no mercado podem ter um gosto saboroso, mas não contêm os valiosos polifenóis.




Com o seu conteúdo de polifenóis apropriados, a romã é um verdadeiro elixir da vida.

O elixir de romã fermentado por Dr. Jacobs foi criado e patenteado na Alemanha por eminentes médicos-cientistas da Universidade de Mainz.

O Elixir de Romã contém 23 vezes mais polifenóis que o sumo de alta qualidade; o sumo de romã puro é praticamente indisponível - o chamado ‘sumo de romã’ encontrado no mercado tem normalmente quantidades substanciais de sumo de fruta barata e comum. É crucial que o sumo de romã seja fermentado, a fim de se alcançar um maior efeito ‘benefício-à-saúde’.

A fermentação aumenta significativamente a assimilação de polifenóis, os ingredientes mais importantes no sumo de romã. 50 frutos da romã são usados para fazer uma garrafa de Elixir de Romã Dr. Jacob’s.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...