terça-feira, 23 de março de 2010

Método da estimação de uma repetição máxima

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é: Faz testes de uma repetição máxima para cálculos de percentagens no treino de força? Eu digo logo que não faço. Escolho o numero de repetições para o atleta fazer e coloco um determinado peso, se estiver muito leve para o que eu pretendo, coloco mais peso, se estiver muito pesado, tiro algum peso. Com duas ou três semanas de treino já sei as cargas com que os atletas devem treinar e assim evito os problemas (lesões) que a maior parte dos sistemas de avaliação de uma repetição máxima podem trazer.
Mas já fiz experiências com vários métodos, para saber a carga máxima que um atleta pode levantar. Dos métodos que conheço o melhor é o " Método de estimação de 1 RM" que também deve ser conhecido por um outro nome qualquer. Este Método é bastante fiável, pois fiz várias vezes a experiência comigo mesmo.É um método que utiliza um factor de conversão.
Para cada repetição que o atleta consiga efectuar existe um determinado numero(factor de conversão) que é multiplicado pelo peso que o atleta levantou. Por exemplo: um atleta vai fazer supino com 50 kg e faz sete repetições. O factor de conversão para sete repetições é 1.23, logo multiplicamos os 50 kg por 1.23 que é igual a 61,5 Kg. A repetição máxima deste atleta é de 61,5 Kg , com uma margem de erro muito pequena. De seguida vou colocar o numero de repetições e o respectivo factor de conversão. (1=1.00) (2=1.07) (3=1.10) (4=1.13) (5=1.16)(6=1.20)(7=1.23)(8=1.27)(9=1.32)(10=1.36)
Recapitulando: colocamos uma carga para o atleta efectuar o exercício, depois contamos quantas repetições o atleta fez. Vamos à tabela e verificamos esse numero de repetições a que factor de conversão pertence.Depois é multiplicar o factor de conversão pela carga que o atleta levantou. Outro exemplo: Agachamento 9 repetições com 200 KG, multiplicamos 200 x 1.32 que é igual 264 KG. Assim, sem colocarmos o atleta em risco, sabemos a carga máxima do atleta e a partir deste dado efectuar as respectivas percentagens para o treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...