sexta-feira, 5 de março de 2010

Amor, Paixão , Sexo e outras drogas

Ao longo de milhões de anos de evolução os seres vivos foram criando adaptações, mecanismos de sobrevivência e estratégias, afim de se reproduzirem e transmitirem os genes que os tornaram bem sucedidos. A partir de determinada altura, o simples facto de sobreviver e reproduzir-se, deve ter-se tornado desmotivante e por isso os genes começaram a criar mecanismos que tornassem a vida mais interessante. Aí começaram a aparecer aquilo a que nós damos o nome de amor, paixão, sexo e outras drogas que proporcionam felicidade, bem-estar, alegria, momentos de êxtase etc. Com esta estratégia, os genes conseguiram fazer com que se deseje viver o mais tempo possível, dando mais tempo para a reprodução, criar os filhos e actualmente até ajudar os netos. Assim o gene, vai continuar a perpetuar-se.
O amor, a paixão o sexo e outras que não vou abordar nesta divagação, são drogas que provocam dependência e momentos de prazer inigualáveis. Mas tal qual as drogas químicas, quando utilizadas em doses excessivas, trazem a amargura, desilusão, destruição de amizades e às vezes até a destruição de vidas. O amor tem características únicas “ é um sentimento que nos impele para o objecto dos nossos desejos” “ O amor é benigno, não é invejoso, não é inconveniente, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba” Camões escreveu que “ o amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente” Florbela Espanca escreveu “ Quem disser que se pode amar alguém a vida inteira é porque mente” Salomão o rei sábio também deu a sua dica sobre o amor escrevendo “aquele que ama com o coração é estúpido”
Já a paixão é diferente. Há gente que é incapaz de amar, mas tem uma capacidade enorme para ter grandes paixões. As paixões normalmente são efémeras, não procuram lógica, baseiam-se num afecto violento e arrebatador. Segundo um estudo da professora Cindy Hazan, da Universidade Cornell de Nova Iorque “os seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses” entrevistando 5000 pessoas de 37 culturas diferentes, descobriu que a paixão tem um” tempo de vida”, longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e produza uma criança. Esta pesquisadora descobriu algumas substâncias responsáveis pela paixão: dopamina, feniletilamina e ocitocina. Estes produtos químicos são todos relativamente comuns no corpo humano mas são encontrados juntos apenas durante as fases iniciais de uma relação amorosa.Com o tempo o organismo vai tornando-se resistente aos seus efeitos e toda a “loucura” da paixão desvanece gradualmente – a fase da atracão não dura sempre. O casal, então, encontra-se frente a uma dicotomia: ou separa-se ou habitua-se a manifestações mais brandas de amor, companheirismo, afecto e tolerância, e permanece junto” Isto é especialmente verdadeiro quando estão envolvidos filhos na relação” na minha opinião esta é a principal razão dos divórcios. Para resolver este problema os genes também ajudaram a criar a religião, que diz que o divórcio é pecado. Em algumas pessoas ainda funciona eheheh.
O sexo, representa um poderoso papel no relacionamento humano, pois além de ser a forma pela qual o gene se transmite de geração em geração é também um momento sublime de prazer, ao qual é muito difícil resistir. O enorme prazer de uma relação sexual, que vai desde os preliminares até ao orgasmo, tem tido ao longo da nossa existência um grande investimento no desenvolvimento da sua prática. O ser humano tenta ir cada vez mais longe na prática do sexo, desenvolvendo e aperfeiçoando novas técnica que permitam cada vez mais, atingir momentos de prazer mais intensos e douradores.
Ao ler o que escrevi nesta divagação, acho que fiquei mais esclarecido sobre o que é o amor, embora continue com muitas dúvidas. Fiquei esclarecido em relação à paixão e à razão de tantos divórcios e tantas traições nos casamentos. Esta divagação, também fez-me reflectir sobre o sexo, e de facto deve ser mesmo a melhor droga do Mundo. Só pensei no que era o amor, a paixão e o sexo porque escrevi este artigo, pois normalmente não são temas de reflexão, acontece, e não é preciso pensar no que é…. De qualquer forma, agradeço aos meus pais terem utilizado estas drogas que a natureza lhes proporcionou ( caso contrário não teria nascido) e me terem transmitido o vicio pois tem contribuído muito para a minha felicidade e prazer de viver. Aconselho a todos os meus amigos a utilização destas drogas, enquanto não fazem parte da lista de produtos ilícitos. eheheeh

1 comentário:

  1. Isto sim explica várias variantes xD
    Quando a paixão acabar a culpa é do gene :P
    e não fiquei pela metade da ideia :P

    hhahahah :) L.V.

    ResponderEliminar

Comentários...