quinta-feira, 30 de abril de 2009
Adultério? simplesmente uma opinião
segunda-feira, 27 de abril de 2009
O alimento mais completo do mundo " QUINOA"


Não tenho muitas dúvidas que este alimento é a peça que faltava no puzzle da alimentação saudável. Consegue satisfazer uma grande parte das necessidades alimentares de uma forma natural. È um alimento com grandes benefícios para atletas e não só. Resolve um dos problemas dos vegetarianos ,que é a carência de proteína. Para melhor informação adaptei um artigo e transcrevi outro na integra sobre o Quinoa. Também já verifiquei, que existe á venda na Madeira em lojas de produtos naturais.
Há pouco tempo li um artigo sobre a (o) Quinoa. É uma planta que foi considerada pela ONU como o alimento mais completo do planeta. O seu valor nutritivo é comparado ao do leite materno, e até a NASA já a colocou na dieta dos astronautas. A Quinoa é sagrada para os Incas, as suas sementes eram conhecidas por grãos de ouro. A Bolívia e o Peru são os maiores produtores, embora vários Países já estejam a cultivar esta planta. Seus valores proteicos chegam a ser superiores a muitos produtos de origem animal, tudo porque, possuem na sua estrutura mais de 20 aminoácidos, onde se incluem os essenciais ,que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo. Rica em hidratos de carbono complexos, o quinoa também é uma excelente fonte energética. As suas fibras fazem com que a digestão seja mais lenta, mantendo a taxa de açúcar no sangue baixa, a sensação de saciedade por mais tempo e ainda ajudando na diminuição do colesterol e dos triglicerídeos. Nela podemos também encontrar Ómega 3 e 6, nutrientes importantes como magnésio, potássio, zinco, manganês e vitaminas E, C e do complexo B.A quinoa pode ser encontrada à venda na forma de grãos puros, flocos, etc. A farinha não possui glúten e pode ser usada no preparo de pães, massas e bolos.
Quinua, a proteína do século 21
Se você ainda não ouviu falar dela, aguarde: a quinua é o alimento mais festejado do momento. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicémico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp). Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
O que você ganha com isso? Proteína tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. “Completa e de fácil digestão, a proteína da quinua é perfeita até para quem pega pesado nos exercícios”, assegura a terapeuta nutricional Gabriela Marques, de São Paulo. Aliás, esse novo herói do prato saudável é também uma excelente alternativa protéica para quem não come carne.Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rápidamente. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a acção de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
domingo, 26 de abril de 2009
Liberdades? será que já conquistamos todas?

“ A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original “ Einstein
São vastas as definições para a palavra liberdade, todas elas importantes. Quando falamos de liberdade, normalmente relacionamos com a possibilidade de podermos votar, dar uma opinião livremente, interferirmos nas grandes decisões politicas através de manifestações, greves, referendos, etc. Mas, existem outras liberdades. Uma das definições de liberdade que retirei do dicionário é:” poder de se determinar a si mesmo, em plena consciência e após reflexão e independentemente das forças interiores de ordem racional (liberdade de decisão)”
É certo que já conquistamos muitas liberdades. Mas será que já demos liberdade á nossa mente? Será que já abrimos a nossa mente a novas ideias? Ou será que, após termos conquistado tantas liberdades ao poder político, ainda mantemos a nossa mente prisioneira de conceitos antigos e preconceitos. Já dizia Einstein, “triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”
Devemos tirar todas as amarras á nossa mente. Ouvir todos, ler muito, e sobre todos os temas. Quando temos dúvidas, questionar sempre. Após reflexão, optar pelo que achamos correcto e não pelo que os outros nos dizem que é certo. Todo o ser humano é único, não há alguém igual, e neste aspecto estamos todos de acordo. Então, porque é que, se somos todos diferentes temos de pensar e agir da mesma forma?
Gostaria de ensinar os meus filhos a questionarem tudo e a serem criativos, a darem liberdade á sua mente, mas sei que não vai ser fácil. No fim de contas e como dizia Einstein “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”
Adriano
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Explicação? Talvez sim, Talvez não!

Para deixar de ser chateado, deixo algumas notas aos meus amigos, sobre a opção ovolactovegetariana:
Umas das situações que mais me incomoda, é quando estou a saborear uma refeição e, começam as perguntas tontas. Mas tu não comes carne? e eu respondo, não, eu sou ovolactovegetariano. Mas pelo menos comes Peixe? e eu digo: se peixe é ovo, se é um derivado do leite ou se nasce de uma árvore, eu como. Depois querem sempre mais uma explicação. Qualquer dia deixas de fazer sexo! E, lá vou eu, desculpa, afinal sou sexoovolactovegetariano, eheheh e podes beber vinho? Desculpem lá, enganei-me novamente, sou vinhosexoovolactovegetariano. Eheheh (para perguntas tontas, respostas estúpidas)
Não comer animais para mim é unicamente uma opção. Não está relacionado com qualquer tipo de espiritualidade (não simpatizo com religiões e nunca fiz meditação), não é por causa da saúde (não conheço provas que um vegetariano, viva mais e melhor que um carnívoro), nem é por influências, pois no meu círculo de amizades não existe nenhum vegetariano.
Há gente que opta por ser padre, depois deixa de ser padre para casar. Há gente que casa, tem filhos, depois separa-se e tem uma vida íntima com uma pessoa do mesmo sexo. Há gente que come animais e, depois deixa de comer animais. È simples. O que é que têm estes exemplos em comum? São opções. Gente que opta por outra forma de vida para sentir-se melhor. Será que é preciso explicar porque é que queremos sentirmo-nos bem? Acho que não! Faz parte da essência Humana.
Vou arranjar um cartão com o endereço do blogue e quando começarem a fazer perguntas tontas, em vez de responder com respostas estúpidas, dou-lhes o cartão.
Para terminar e, como eu gosto de frases, aqui vai mais uma: “ Os animais do mundo existem para os seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens” Alice Walker
Adriano
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Amendoim - para uma alimentação saudável

PESQUISA CIENTÍFICA DO AMENDOIM
PESQUISA FEITA NA UNIVERSIDADE DE ILLINOIS, ESTADOS UNIDOS
O amendoim é um alimento com muitas qualidades nutritivas, que deveria ser mais amplamente utilizado na cozinha, tanto em pratos doces como em salgados o seu teor calórico deve-se ao alto conteúdo de proteínas e gorduras. As suas proteínas são ricas em aminoácidos essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo humano. O seu valor nutritivo não se altera durante a torrefacção e as suas gorduras, também são ricos em ácidos graxos essenciais. O amendoim é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B e uma das mais importantes é a B5, já que sua carência conduz à avitaminose denominada por doença dos 3D (dermatite, diarreia e demência). Este fruto também inibe a absorção do colesterol, reduzindo os riscos de problemas no coração.Com suas 5,4 calorias por grama, cada semente é uma verdadeira pílula de vigor. Meio quilo de amendoim torrado contém uma energia equivalente a um quilo de carne tipo hamburguer, quatro litros de leite integral ou 36 ovos de galinha. Além disso, 30 gramas de “Creme de Amendoim” fornecem energia suficiente para 20 minutos de natação ou 45 minutos de caminhada.Segundo algumas pesquisas, o consumo de amendoim, também pode ajudar na prevenção e no tratamento de tumores. A responsável por isso é uma substância encontrada na sua composição química, chamada resveratrol. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, concluiu que essa substância possui propriedades anti inflamatórias e anti cancerígenas. De acordo com eles, existe uma proteína que protege as células cancerígenas de ataques químicos ou outros traumas.
Outros estudos também revelam os bebefícios do amendoim, que passo a descrever.Estes são da Associação Paulista dse Nutrição.
O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS
O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilio no tratamento de algumas doenças. Cerca de 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição proteica na alimentação de adultos e crianças. Nutrição, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de colesterol e triglicerideos, equilíbrio do metabolismo, suprimento de vitamina E e factor de inibição de apetite são algumas das características apontadas em estudos da Associação Paulista de Nutrição, solicitados pela Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - Abicab, que colocam o amendoim na categoria de alimentos funcionais, desde que consumido em porções adequadas. Segundo a avaliação da Associação Paulista de Nutrição, é importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poli-insaturados, que são benéficos para a saúde. Essas gorduras poli-insaturadas são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pois fazem conjunto com outros nutrientes como o resveratrol, uma substância natural presente no amendoim em alta concentração, idêntica à encontrada no vinho e na uva. Entre os outros nutrientes está uma substância chamada sitosterol, que tem um papel já testado e aprovado pela comunidade científica europeia e norte-americana, de prevenir o desenvolvimento de câncer, além de diminuir tumores já existentes. O consumo frequente de amendoins também diminui as taxas sanguíneas de colesterol e triglicerideos entre 11 e 14%, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de magnésio, um mineral muito importante para o equilíbrio metabólico, mesmo de pessoas em que a doença é determinada por falha genética. Verificou-se que esse tipo de pacientes normalmente é privado de diversos alimentos, o que provoca deficiências de vitamina E, cuja falta está sendo relacionada a doenças neuro-vegetativas. Uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de zinco, mineral vital para a formação e produção de hormonios. Já existem, inclusive, estudos que comprovam que o consumo de amendoim pode retardar ou diminuir a incidência do Mal de Alzheimer.
Corrida de Velocidade 2

quinta-feira, 16 de abril de 2009
Encontrando justificações( sempre dá um conforto)

Um pouco sobre duas celebridades que foram vegetarianas:
O filosofo e matemático grego, Pitágoras, nasceu no ano 580 antes de Cristo. È considerado um dos maiores homens do seu tempo, equivalente a Leonardo da Vinci. Existem muitas lendas acerca deste homem, entre elas algumas frases que lhe são atribuidas como : “ Educai as crianças e não será preciso punir os homens” e “ Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saude a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor". Também lhe é atribuido a introdução do vegetarianismo no Ocidente. Foi um homem muito avançado para o seu tempo, pena é que de tanta coisa boa que este homem ensinou , para as nossas escolas só passou o celebre teorema de Pitágoras. Ficamos a saber mais de matemática e pouco aprendemos, sobre uma melhor forma de nos relacionarmos na nossa vida.
Continuando a divagar sobre o assunto e como comecei a ler Osho, aqui vai uma pequena parte de uma explicação que ele deu á pergunta porque é que os seus seguidores são vegetarianos?
OSHO
Temos uma expressão: “Não tenho estômago para isso.” Essa é uma expressão exactamente precisa. Há coisas para as quais você não tem estômago. Alguém lhe insulta e você diz: “Não tenho estômago para isso, não posso engolir essa.” Quando a mente começa a mudar, paralelo a isso o estômago começa a mudar. Esta é minha observação, que as pessoas que meditam terão de chegar ao momento em que seus estômagos terão de ser reajustados. É por isso que os grandes meditadores vieram a acreditar no vegetarianismo. Essa não era uma filosofia, nada tinha a ver com qualquer atitude filosófica. Através de meditações profundas eles vieram a compreender que não tinham estômago para muitas coisas, era impossível. O vegetarianismo nada mais é do que um subproduto da meditação profunda. Se uma pessoa segue meditando, aos poucos perceberá que é impossível comer carne. Não que alguém diga para não comer, mas, se você entrar fundo em meditação, um dia não terá estômago para isso, será nauseante. A própria ideia de comer carne lhe dará ânsia de vómito e ela não será tolerada pelo seu estômago. Agora você está sentido que está em um mundo suave, tão subtil e refinado que não pode acreditar que antes comia carne. Parece impossível, e para quê? Podemos colocar carne e coisas assim no estômago porque muitos instintos primitivos estão na mente: raiva, ganância, ódio, violência. Uma vez desaparecidas essas coisas da mente, então o paralelo também desaparecerá no estômago.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Ser Padre ou Futebolista ? Eis a Questão !...


terça-feira, 14 de abril de 2009
"As palavras não são simplesmente palavras" OSHO

Síntese
Há nas palavras significados ocultos e diferentes daqueles que costumamos usar no dia-a-dia. São significados que revelam a verdadeira essência de cada termo, de cada expressão. 'Osho de A a Z' mostra o poder da linguagem e o efeito que ela provoca em nós e no mundo à nossa volta. Neste dicionário, o autor fornece definições para palavras como Deus, culpa, espiritualidade, sexo, fé e liberdade, e nos ajuda a entende-las além de seus significados. Osho transmite ensinamentos a respeito da vida, da humanidade, da política e da religião, acompanhados de críticas afiadas ou elogios generosos. 'Osho de A a Z é um guia para a vida interior, que nos leva a experimentar a essência espiritual de cada palavra e ingressar no universo de Osho.
domingo, 12 de abril de 2009
Parabéns Adriano - obrigado

Por curiosidade fui ao Google ( ele sabe tudo) ver as estatísticas sobre a esperança de vida em Portugal. Vi um estudo, referente ao triénio 2004/2006,publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, por isso recente. Fiquei a saber que na região centro de Portugal continental é onde os homens e mulheres portuguesas têm maior esperança de vida. 78 anos homens e 81 mulheres, Na ilha da Madeira que é onde vivo, fiquei surpreendido, pois é 69 anos para homens e 78 para mulheres. Portanto como não vivo no centro do País e não sou mulher , a minha esperança de vida são 69 anos. Ou seja , se tudo correr bem , ainda tenho mais 21 anos de vida .Continuando a fazer contas, trabalho numa empresa á 30 anos e no meu contrato de trabalho , diz que, posso ter a pré – reforma aos 36 anos de serviço, então faltam 6 anos para reformar-me .Mas se a lei, do nosso querido primeiro ministro prevalecer, só posso ir aos 65 anos de idade para a reforma, e se assim for , vou trabalhar e descontar para o estado 47 anos e gozar a reforma 4 ( grande negocio).Mas como eu não acredito em estatísticas, lá vou eu tentar contrariar mais estas, e tenatr dar o meu contributo para elevar estas médias, pois de facto, estão muito baixas, para quem tem uma boa vida. Então meus amigos vamos todos juntos provar que estes tipos das estatísticas não percebem nada destas coisas.
Como não podemos fazer nada com o passado nem com o futuro, vou tentar passar o dia de hoje ,muito bem, sem festa , sem copos , mas muito feliz comigo mesmo. Pois, como não podemos dar uma coisa que não temos, se eu não tiver felicidade comigo, não posso dar felicidade a alguém. Para acabar um obrigado á minha esposa Cristina, pelo que me tem ajudado, e um obrigado a todos aqueles que fazem o favor de serem meus amigos.
Adriano
sábado, 11 de abril de 2009
Este é obrigatório saber

BALADA DA NEVE
Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.
É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...
Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.
Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria... .
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!
Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça na brancura do caminho...
Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...
E descalcitos e, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...
Que quem já é pecador sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...
E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza . e cai no meu coração.
Augusto Gil
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Corrida de velocidade 1
È também conhecido como: velocidade de reacção, tempo de reacção motora ou tempo de latência. Tradicionalmente o tempo de reacção define-se como o tempo entre o inicio de um estímulo e o inicio da resposta solicitada .Se analisarmos a bibliografia especializada podemos comprovar que todos os autores tendem a distinguir dois tipos diferente de reacção: o tempo de reacção simples e o tempo de reacção discriminativo. Neste artigo vou escrever sobre o tempo de reacção simples, embora a sua caracterização seja muito mais abrangente, vou referir-me somente aos aspectos relacionados com a corrida de velocidade. O tempo de reacção simples, é o tempo que separa uma excitação sensorial de uma resposta motriz, que um individuo já conhece antecipadamente.
O tempo de reacção simples implica uma resposta única a um estímulo já conhecido, como por exemplo a resposta ao tiro numa partida de uma prova de velocidade. Segundo Zarziorsk, o tempo de reacção simples pode dividir-se em cinco fases:
1 fase – Tempo que o receptor leva a captar o estímulo ou seja o tempo que leva a chegar o estímulo desde onde foi produzido até o respectivo receptor.
2ª fase – Tempo que o estímulo leva a chegar desde que chega ao receptor até á zona do cérebro correspondente ao respectivo sentido. Está relacionado com a relativamente constante velocidade dos nervos sensoriais .Em principio este aspecto não pode ser afectado pelo treino.
3ª fase – Tempo da elaboração da resposta, ou seja, selecção de uma resposta correcta e idónea entre todas as formas de experiências armazenadas na memória. Esta é a fase do tempo de reacção simples que melhor se pode desenvolver através do treino.
4ª fase – Tempo que o estímulo leva a recorrer á via correcta até chegar á placa motora
Estas quatro fases são conhecidas por tempo de reacção pré – motriz, começa no momento em que acontece o estímulo e termina com as primeiras manifestações que aparecem no E.M.G. constituindo 75 a 85% do tempo de reacção total.
5ª fase – É o tempo que leva a estimular-se o músculo , quero dizer a iniciar a contracção. È conhecido, também por tempo de reacção motriz( fase de execução) e abrange desde que o impulso trespassa a placa motora até o inicio do movimento, ocupa de 15 a 25% do tempo total de reacção. A esta fase Grosser ( 1992) chama tempo latente, que é o tempo que leva a acetilcolina , que parte da zona sináptica até a placa motora do músculo em iniciar o processo de contracção muscular. Este lapso , chamado «tempo de latência » dura entre 0,004 e 0,010 segundos em função do tipo de fibra, grau de tensão, viscosidade e temperatura do músculo
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Contador de Histórias 4 Eu quero ser pó de café

Cada um deles enfrentou a mesma adversidade: a água a ferver, mas a forma como cada um reagiu foi diferente. A cenoura entrou forte, firme e inflexível, só que, depois de ter sido submetida á agua a ferver, amoleceu e tornou-se frágil. Os ovos eram frágeis e a sua casca fina protegia o liquido interior, mas, após terem sido fervidos, o seu conteúdo ficou duro. O pó de café, contudo , é incomparável. Depois de ter sido submetido na água a ferver, mudou a água.
Na vida estamos sempre a passar por adversidades, Como é que devemos reagir quando um ambiente é adverso? Seremos uma cenoura um ovo ou um café?
Por esta razão eu costume dizer aos meus atletas que o verdadeiro campeão não é o que vence as competições , mas aquele que não se deixa vencer. Há atletas que vencem grandes competições, mas na primeira adversidade, desistem. E há atletas que podem nunca vencer, mas nunca desistem e esses são os grandes campeões. Pois pela vida fora, provavelmente continuarão a ter os mesmos procedimentos e como todos nós sabemos, todos passamos por muitas adversidades
(adaptado do livro "o que podemos aprender com os gansos")
terça-feira, 7 de abril de 2009
Florbela Espanca, no seu melhor

segunda-feira, 6 de abril de 2009
Ideia de ser " Louco"

È assim, por vezes pensamos que estamos a fazer algo de especial e original, depois notamos que,o que fazemos é uma banalidade, sem nada de especial, algo já feito por milhares, talvez por milhões de pessoas.
Alguns nomes de pessoas ligadas á ciência e filosofia que foram Vegetarianos
Apolônio de Tiana
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Alongamentos 4 ( Psoas-ilíaco)
