quarta-feira, 8 de abril de 2009

Contador de Histórias 4 Eu quero ser pó de café


Numa pequena ilha, algures no Oceano Atlântico, vivia uma linda moça que passava todo o tempo a queixar-se da vida. Tudo era difícil para ela, eram problemas atrás de problemas. Até que um dia enquanto se queixava, a mãe disse-lhe que fosse até á cozinha com ela. A mãe encheu três panelas com água -las ao lume e deixou ferver. Numa panela pôs cenouras, noutra colocou ovos e, na última café em pó. Cerca de vinte minutos depois apagou o lume. Pegou nas cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e meteu-os noutra tigela. Tirou o café com uma concha e meteu-o numa xícara .Pediu á filha que provasse as cenouras, ela provou e disse que estavam macias. Depois, pediu que a filha pegasse num ovo e o partisse. Ela obedeceu e , ao retirar a casca, verificou que endurecera com a fervura. Finalmente pediu que bebesse um gole de café. Ela provou e achou-o saboroso. Então a mãe explicou:
Cada um deles enfrentou a mesma adversidade: a água a ferver, mas a forma como cada um reagiu foi diferente. A cenoura entrou forte, firme e inflexível, só que, depois de ter sido submetida á agua a ferver, amoleceu e tornou-se frágil. Os ovos eram frágeis e a sua casca fina protegia o liquido interior, mas, após terem sido fervidos, o seu conteúdo ficou duro. O pó de café, contudo , é incomparável. Depois de ter sido submetido na água a ferver, mudou a água.

Na vida estamos sempre a passar por adversidades, Como é que devemos reagir quando um ambiente é adverso? Seremos uma cenoura um ovo ou um café?

Por esta razão eu costume dizer aos meus atletas que o verdadeiro campeão não é o que vence as competições , mas aquele que não se deixa vencer. Há atletas que vencem grandes competições, mas na primeira adversidade, desistem. E há atletas que podem nunca vencer, mas nunca desistem e esses são os grandes campeões. Pois pela vida fora, provavelmente continuarão a ter os mesmos procedimentos e como todos nós sabemos, todos passamos por muitas adversidades

(adaptado do livro "o que podemos aprender com os gansos")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...