segunda-feira, 27 de abril de 2009

O alimento mais completo do mundo " QUINOA"




Fotos de Quinoa no prato e em flor, é considerado o melhor alimento do mundo.

Não tenho muitas dúvidas que este alimento é a peça que faltava no puzzle da alimentação saudável. Consegue satisfazer uma grande parte das necessidades alimentares de uma forma natural. È um alimento com grandes benefícios para atletas e não só. Resolve um dos problemas dos vegetarianos ,que é a carência de proteína. Para melhor informação adaptei um artigo e transcrevi outro na integra sobre o Quinoa. Também já verifiquei, que existe á venda na Madeira em lojas de produtos naturais.

Há pouco tempo li um artigo sobre a (o) Quinoa. É uma planta que foi considerada pela ONU como o alimento mais completo do planeta. O seu valor nutritivo é comparado ao do leite materno, e até a NASA já a colocou na dieta dos astronautas. A Quinoa é sagrada para os Incas, as suas sementes eram conhecidas por grãos de ouro. A Bolívia e o Peru são os maiores produtores, embora vários Países já estejam a cultivar esta planta. Seus valores proteicos chegam a ser superiores a muitos produtos de origem animal, tudo porque, possuem na sua estrutura mais de 20 aminoácidos, onde se incluem os essenciais ,que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo. Rica em hidratos de carbono complexos, o quinoa também é uma excelente fonte energética. As suas fibras fazem com que a digestão seja mais lenta, mantendo a taxa de açúcar no sangue baixa, a sensação de saciedade por mais tempo e ainda ajudando na diminuição do colesterol e dos triglicerídeos. Nela podemos também encontrar Ómega 3 e 6, nutrientes importantes como magnésio, potássio, zinco, manganês e vitaminas E, C e do complexo B.A quinoa pode ser encontrada à venda na forma de grãos puros, flocos, etc. A farinha não possui glúten e pode ser usada no preparo de pães, massas e bolos.

Quinua, a proteína do século 21

Se você ainda não ouviu falar dela, aguarde: a quinua é o alimento mais festejado do momento. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicémico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp). Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
O que você ganha com isso? Proteína tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. “Completa e de fácil digestão, a proteína da quinua é perfeita até para quem pega pesado nos exercícios”, assegura a terapeuta nutricional Gabriela Marques, de São Paulo. Aliás, esse novo herói do prato saudável é também uma excelente alternativa protéica para quem não come carne.Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rápidamente. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a acção de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...