domingo, 26 de abril de 2009

Liberdades? será que já conquistamos todas?


Devido ao dia 25 de Abril o tema liberdade liderou a semana , por isso, umas breves linhas sobre este assunto.

“ A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original “ Einstein

São vastas as definições para a palavra liberdade, todas elas importantes. Quando falamos de liberdade, normalmente relacionamos com a possibilidade de podermos votar, dar uma opinião livremente, interferirmos nas grandes decisões politicas através de manifestações, greves, referendos, etc. Mas, existem outras liberdades. Uma das definições de liberdade que retirei do dicionário é:” poder de se determinar a si mesmo, em plena consciência e após reflexão e independentemente das forças interiores de ordem racional (liberdade de decisão)”
É certo que já conquistamos muitas liberdades. Mas será que já demos liberdade á nossa mente? Será que já abrimos a nossa mente a novas ideias? Ou será que, após termos conquistado tantas liberdades ao poder político, ainda mantemos a nossa mente prisioneira de conceitos antigos e preconceitos. Já dizia Einstein, “triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”
Penso que ainda não demos a liberdade á nossa mente. Fomos ensinados na escola a transcrever para os testes o que líamos. Em casa fomos ensinados a seguir o que os nossos pais faziam a nível familiar, religioso ( cuidado podemos pecar por pensamentos), laboral, social etc. Raramente fomos incentivados a reflectir, questionar, sermos criativos e diferentes. Fomos e somos, ensinados a ser submissos, a não questionar, e a ser seguidores de tradições, modos de pensar e agir. Platão disse “ Uma vida não questionada não merece ser vivida” e Aristóteles disse que: “ A dúvida é o princípio da sabedoria”
Devemos tirar todas as amarras á nossa mente. Ouvir todos, ler muito, e sobre todos os temas. Quando temos dúvidas, questionar sempre. Após reflexão, optar pelo que achamos correcto e não pelo que os outros nos dizem que é certo. Todo o ser humano é único, não há alguém igual, e neste aspecto estamos todos de acordo. Então, porque é que, se somos todos diferentes temos de pensar e agir da mesma forma?
Gostaria de ensinar os meus filhos a questionarem tudo e a serem criativos, a darem liberdade á sua mente, mas sei que não vai ser fácil. No fim de contas e como dizia Einstein “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”

Adriano

2 comentários:

  1. Como já me tinha dito, o universo e a estupidez humana são infinitas ...

    ResponderEliminar
  2. O SENHOR, parece que faz de propósito, mistura as coisas, mas tem "não dês o peixe, ensina-o a pescar"...eh! eh! eh!
    Há uma traço uniforme no seu pensamento.
    Parabéns (não pelo aniversário) mas pelo que eu sei que o SENHOR sabe que eu sei.

    ResponderEliminar

Comentários...