sexta-feira, 17 de abril de 2009

Amendoim - para uma alimentação saudável

Eu sempre gostei de amendoim , só que desconhecia todo o seu potencial. Vale a pena ler este artigo, pois andamos muito preocupados com suplementos alimentares e medicamentos quando muitas soluções estão na nossa alimentação.


PESQUISA CIENTÍFICA DO AMENDOIM
PESQUISA FEITA NA UNIVERSIDADE DE ILLINOIS, ESTADOS UNIDOS


O amendoim é um alimento com muitas qualidades nutritivas, que deveria ser mais amplamente utilizado na cozinha, tanto em pratos doces como em salgados o seu teor calórico deve-se ao alto conteúdo de proteínas e gorduras. As suas proteínas são ricas em aminoácidos essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo humano. O seu valor nutritivo não se altera durante a torrefacção e as suas gorduras, também são ricos em ácidos graxos essenciais. O amendoim é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B e uma das mais importantes é a B5, já que sua carência conduz à avitaminose denominada por doença dos 3D (dermatite, diarreia e demência). Este fruto também inibe a absorção do colesterol, reduzindo os riscos de problemas no coração.Com suas 5,4 calorias por grama, cada semente é uma verdadeira pílula de vigor. Meio quilo de amendoim torrado contém uma energia equivalente a um quilo de carne tipo hamburguer, quatro litros de leite integral ou 36 ovos de galinha. Além disso, 30 gramas de “Creme de Amendoim” fornecem energia suficiente para 20 minutos de natação ou 45 minutos de caminhada.Segundo algumas pesquisas, o consumo de amendoim, também pode ajudar na prevenção e no tratamento de tumores. A responsável por isso é uma substância encontrada na sua composição química, chamada resveratrol. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, concluiu que essa substância possui propriedades anti inflamatórias e anti cancerígenas. De acordo com eles, existe uma proteína que protege as células cancerígenas de ataques químicos ou outros traumas.

Outros estudos também revelam os bebefícios do amendoim, que passo a descrever.Estes são da Associação Paulista dse Nutrição.


O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS

O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilio no tratamento de algumas doenças. Cerca de 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição proteica na alimentação de adultos e crianças. Nutrição, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de colesterol e triglicerideos, equilíbrio do metabolismo, suprimento de vitamina E e factor de inibição de apetite são algumas das características apontadas em estudos da Associação Paulista de Nutrição, solicitados pela Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - Abicab, que colocam o amendoim na categoria de alimentos funcionais, desde que consumido em porções adequadas. Segundo a avaliação da Associação Paulista de Nutrição, é importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poli-insaturados, que são benéficos para a saúde. Essas gorduras poli-insaturadas são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pois fazem conjunto com outros nutrientes como o resveratrol, uma substância natural presente no amendoim em alta concentração, idêntica à encontrada no vinho e na uva. Entre os outros nutrientes está uma substância chamada sitosterol, que tem um papel já testado e aprovado pela comunidade científica europeia e norte-americana, de prevenir o desenvolvimento de câncer, além de diminuir tumores já existentes. O consumo frequente de amendoins também diminui as taxas sanguíneas de colesterol e triglicerideos entre 11 e 14%, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de magnésio, um mineral muito importante para o equilíbrio metabólico, mesmo de pessoas em que a doença é determinada por falha genética. Verificou-se que esse tipo de pacientes normalmente é privado de diversos alimentos, o que provoca deficiências de vitamina E, cuja falta está sendo relacionada a doenças neuro-vegetativas. Uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de zinco, mineral vital para a formação e produção de hormonios. Já existem, inclusive, estudos que comprovam que o consumo de amendoim pode retardar ou diminuir a incidência do Mal de Alzheimer.

2 comentários:

Comentários...