sexta-feira, 10 de abril de 2009

Corrida de velocidade 1


Vou começar a escrever sobre a prova de 100 metros planos.Começo por falar sobre o tempo de reacção, por ser um dos primeiros factores intervenientes na caracterização desta prova.
Tempo de reacção
È também conhecido como: velocidade de reacção, tempo de reacção motora ou tempo de latência. Tradicionalmente o tempo de reacção define-se como o tempo entre o inicio de um estímulo e o inicio da resposta solicitada .Se analisarmos a bibliografia especializada podemos comprovar que todos os autores tendem a distinguir dois tipos diferente de reacção: o tempo de reacção simples e o tempo de reacção discriminativo. Neste artigo vou escrever sobre o tempo de reacção simples, embora a sua caracterização seja muito mais abrangente, vou referir-me somente aos aspectos relacionados com a corrida de velocidade. O tempo de reacção simples, é o tempo que separa uma excitação sensorial de uma resposta motriz, que um individuo já conhece antecipadamente.
O tempo de reacção simples implica uma resposta única a um estímulo já conhecido, como por exemplo a resposta ao tiro numa partida de uma prova de velocidade. Segundo Zarziorsk, o tempo de reacção simples pode dividir-se em cinco fases:

1 fase – Tempo que o receptor leva a captar o estímulo ou seja o tempo que leva a chegar o estímulo desde onde foi produzido até o respectivo receptor.

2ª fase – Tempo que o estímulo leva a chegar desde que chega ao receptor até á zona do cérebro correspondente ao respectivo sentido. Está relacionado com a relativamente constante velocidade dos nervos sensoriais .Em principio este aspecto não pode ser afectado pelo treino.

3ª fase – Tempo da elaboração da resposta, ou seja, selecção de uma resposta correcta e idónea entre todas as formas de experiências armazenadas na memória. Esta é a fase do tempo de reacção simples que melhor se pode desenvolver através do treino.

4ª fase – Tempo que o estímulo leva a recorrer á via correcta até chegar á placa motora

Estas quatro fases são conhecidas por tempo de reacção pré – motriz, começa no momento em que acontece o estímulo e termina com as primeiras manifestações que aparecem no E.M.G. constituindo 75 a 85% do tempo de reacção total.

5ª fase – É o tempo que leva a estimular-se o músculo , quero dizer a iniciar a contracção. È conhecido, também por tempo de reacção motriz( fase de execução) e abrange desde que o impulso trespassa a placa motora até o inicio do movimento, ocupa de 15 a 25% do tempo total de reacção. A esta fase Grosser ( 1992) chama tempo latente, que é o tempo que leva a acetilcolina , que parte da zona sináptica até a placa motora do músculo em iniciar o processo de contracção muscular. Este lapso , chamado «tempo de latência » dura entre 0,004 e 0,010 segundos em função do tipo de fibra, grau de tensão, viscosidade e temperatura do músculo

2 comentários:

  1. Sabem quais são as 4 fases de qualquer corrida, para além da Partida ou Saída há mais 3, mas quais são eu não sei, mas preciso de saber até amanhã...por favor espero resposta...

    ResponderEliminar
  2. A corrida de velocidade tem 4 fases que são: Partida; aceleração, velocidade máxima e desaceleração. Agora o que você quer saber é 4 fases de qualquer corrida? eu nunca pensei nisso e a resposta depende do contexto em que foi feita a pergunta. De uma maneira muito simples eu diria que todas as corridas têm uma partida, uma fase de desenvolvimento, uma fase de acumulação de fadiga e uma chegada, mas como já disse depende muito do contexto em que foi formulada a pergunta.Gostaria de poder ajudar, teria de consultar alguns amigos, mas como a resposta tem de ser rápida não vai ser possível. se você souber a resposta certa agradeço que mande uma mensagem, fiquei curioso e vou investigar

    ResponderEliminar

Comentários...