quinta-feira, 16 de abril de 2009

Encontrando justificações( sempre dá um conforto)

Quando resolvi ser ovolactovegetariano, não tentei saber muito sobre o assunto, mas com o passar do tempo sinto a curiosidade de saber sobre pessoas que são ou foram vegetarianas e tentar compreender a razão que os levou a tomar tal decisão. Talvez assim eu consiga compreender porque tomei a minha. eheheh
Um pouco sobre duas celebridades que foram vegetarianas:

O filosofo e matemático grego, Pitágoras, nasceu no ano 580 antes de Cristo. È considerado um dos maiores homens do seu tempo, equivalente a Leonardo da Vinci. Existem muitas lendas acerca deste homem, entre elas algumas frases que lhe são atribuidas como : “ Educai as crianças e não será preciso punir os homens” e “ Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saude a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor". Também lhe é atribuido a introdução do vegetarianismo no Ocidente. Foi um homem muito avançado para o seu tempo, pena é que de tanta coisa boa que este homem ensinou , para as nossas escolas só passou o celebre teorema de Pitágoras. Ficamos a saber mais de matemática e pouco aprendemos, sobre uma melhor forma de nos relacionarmos na nossa vida.
Continuando a divagar sobre o assunto e como comecei a ler Osho, aqui vai uma pequena parte de uma explicação que ele deu á pergunta porque é que os seus seguidores são vegetarianos?
OSHO
Temos uma expressão: “Não tenho estômago para isso.” Essa é uma expressão exactamente precisa. Há coisas para as quais você não tem estômago. Alguém lhe insulta e você diz: “Não tenho estômago para isso, não posso engolir essa.” Quando a mente começa a mudar, paralelo a isso o estômago começa a mudar. Esta é minha observação, que as pessoas que meditam terão de chegar ao momento em que seus estômagos terão de ser reajustados. É por isso que os grandes meditadores vieram a acreditar no vegetarianismo. Essa não era uma filosofia, nada tinha a ver com qualquer atitude filosófica. Através de meditações profundas eles vieram a compreender que não tinham estômago para muitas coisas, era impossível. O vegetarianismo nada mais é do que um subproduto da meditação profunda. Se uma pessoa segue meditando, aos poucos perceberá que é impossível comer carne. Não que alguém diga para não comer, mas, se você entrar fundo em meditação, um dia não terá estômago para isso, será nauseante. A própria ideia de comer carne lhe dará ânsia de vómito e ela não será tolerada pelo seu estômago. Agora você está sentido que está em um mundo suave, tão subtil e refinado que não pode acreditar que antes comia carne. Parece impossível, e para quê? Podemos colocar carne e coisas assim no estômago porque muitos instintos primitivos estão na mente: raiva, ganância, ódio, violência. Uma vez desaparecidas essas coisas da mente, então o paralelo também desaparecerá no estômago.

1 comentário:

  1. Aconselho a consulta deste link:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060710104924AAJimAK

    ResponderEliminar

Comentários...