quarta-feira, 4 de março de 2009

Abrindo a mente

Alguns anos atrás, o meu amigo Angelino Gonçalves, incentivou-me a ler livros do Carl Sagan e do Richard Dawkins. Em boa hora segui o seu conselho, pois este tipo de leitura cientifica e por vezes demasiado pragmática, mostrou-me outras perspectivas de ver a vida. Comecei por ler Bilhões e Bilhões , seguiram-se Cosmos, Os Dragões do Eden e Um Mundo Infestado de Demónios, todos de Carl Sagan, também vi o filme "Contacto" baseado no livro com o mesmo nome e do mesmo autor.De Richard Dawkins li , Decompondo o Arco Íris, O Relojoeiro Cego e actualmente estou lendo a Desilusão de Deus.É uma leitura acessível, mas aconselho a quem quiser fazer uma incursão por este tipo de leitura a começar por Bilhões e Bilhões, é simplesmente uma sugestão.

Agora algumas frases e um pequeno texto de Carl Sagan para possíveis reflexões:

"A profecia é uma arte inútil."
"Ausência de evidência não é evidência de ausência."
"Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias."
"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."
"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; ela é uma profunda fonte de espiritualidade."
"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente."
"Se não existe vida fora da terra, então universo é um grande desperdício de espaço."
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
"Um clero celibatário é uma ideia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária ao fanatismo."
"A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmos. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!"
"Na ciência é bem comum um cientista dizer, Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada, e então eles realmente irão mudar de opinião e nunca mais irão voltar na antiga novamente. Eles realmente fazem isso."
"Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimento."
"Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita."
"Quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do carácter, que a recomendaria a todos - não fosse, é claro, o elemento irredutível e essencial do risco."
"Para poder fazer uma torta de maçãs do nada, você deve antes criar o universo."

( retirei uma parte substancial deste artigo por achar que, de tão grande que era, ninguém o iria querer ler, ficou o essencial , um incentivo a este tipo de leitura)
Adriano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...