sexta-feira, 27 de março de 2009

Alongamentos 3 Adutor


Em " Alongamentos" estou escrevendo sobre os principais músculos a serem alongados pelos corredores de velocidade. Muitas vezes é dado pouca importância ao músculo adutor, aproveitando os atletas a posição em cima na foto, para colocar a conversa em dia, mas pouco ou nada alongando o músculo. Verdade, não? eheheheh

Algumas considerações sobre os músculos:(coisas que é importante saber)
- Músculo Agonista: É o principal músculo ou grupo muscular responsável pelo movimento desejado, o agonista contrai-se para produzir qualquer tipo de contracção, seja ela concêntrica, excêntrica ou isométrica.
- Músculo Antagonista: É o músculo ou os músculos que executam a acção oposta ao do agonista. Serve para coordenar, ou travar o movimento fisiologicamente.
- Músculo Sinergistas: São os músculos que auxiliam o movimento, facilitando a acção dos outros músculos.
- Músculo Fixador ou Estabilizador: É aquele que tem a função de estabilizar um determinado segmento do corpo, para que um outro músculo activo tenha uma base firme sobre a qual possa exercer sua função.

Músculos intervenientes na acção de adução da perna
Músculos Agonistas: Adutor magno, adutor longo, adutor curto, grácil, pectíneo, psoas ilíaco, glúteo máximo (fibras inferiores e mediais).
- Músculos Antagonistas: Glúteo máximo (fibras superiores e lateral), glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, periforme, sartório, obturador interno (auxilia) e obturador externo.
- Músculos Sinergistas: Semitendinoso e semimembranoso.

Porque alongar os Adutores ?
Além dos factores já conhecidos como: aumentar a flexibilidade e uma maior amplitude da articulação, o alongamento do adutor tem uma importância predominante na prevenção da pubalgia, lesão que tem sido um problema para muitos atletas da alta competição. A pubalgia é caracterizada por uma dor na zona do Púbis ( um dos ossos da bacia)ou nas proximidades( coxa e escroto).Esta dor impede a execução de determinados movimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...