segunda-feira, 30 de março de 2009

Pliometria ? CMAE ? ou simplemente Saltos?

Este assunto foi levantado pelo técnico de lançamentos do meu clube, quando eu estava a dizer aos meus atletas para passarem para o trabalho Pliométrico. Ele interveio e disse “ o termo Pliométrico não está correcto para esse exercício”.Como a função do meu blogue é esclarecer situações, fundamentalmente a mim, aqui vai umas breves considerações sobre a temática em questão.
A pliometria é usada para aumentar a potência muscular e melhorar o rendimento atlético. Até aqui estamos de acordo. Mas já não é bem assim, em relação á aplicação do termo pliometria aos exercícios referenciados como tal. O significado da palavra pliometria, que tem origem no grego, plio = aumento + metria = medida, se for traduzido á letra, deverá ser, aumento da medida (comprimento), neste caso do músculo, ou seja, um movimento excêntrico. Pois só neste movimento é que há um aumento do comprimento do músculo. Para sermos coerentes, deveríamos seguir o mesmo raciocino para o movimento concêntrico. Do grego, Mio = curto, e assim, ao trabalho concêntrico deveríamos chamar miometria. Pois há um encurtamento do músculo neste movimento. Em relação ao trabalho isométrico, Iso= idêntico, o nome está bem aplicado, pois o músculo não sofre alterações no seu comprimento. Mas se Pliométrico é excêntrico, miométrico é concêntrico e isométrico sem movimento, então como é que chamamos aqueles saltos que damos para cima das caixas e das caixas para o chão? Acho que deveríamos chamar (CMAE) ou seja ciclo muscular de alongamento e encurtamento. Porque na sua definição o exercício Pliométrico diz : “é aquele que activa o ciclo muscular de alongamento - encurtamento (CMAE) do músculo-esquelético, provocando uma potenciação mecânica, elástica e reflexa. Esse ciclo refere-se às actividades concêntricas precedidas por uma acção excêntrica rápida, cujo propósito está em aumentar a força reactiva (fase propulsora) do músculo através do armazenamento de energia elástica na fase de pré-alongamento e sua reutilização durante a fase concêntrica” ou “ o treino Pliométrico, baseia-se no ciclo de alongamento e encurtamento, mecanismo fisiológico cuja função é aumentar a eficiência mecânica dos movimentos que utilizam acções musculares excêntricas imediatamente seguidas, por explosivas acções concêntricas”.
Embora os estudos sobre o (CMAE) estejam descritos sobre o titulo de pliometria ,para não haver confusão eu simplesmente chamo saltos ( as vezes digo pliometria,a razão deste artigo)e nos planos de treino descrevo da seguinte forma:
Ch- cax- ch- bar-bar-bar-ch- cax –ch- areia que significa: Chão – caixa – chão – barreira –barreira-barreira – chão – caixa – chão – areia
Mais importante do que o nome que devemos aplicar, ( embora fosse importante uniformizar este tipo de nomenclatura)é sabermos utilizar este método, com todas as suas variantes, nos momentos certos, afim de o rentabilizarmos.
Adriano

2 comentários:



  1. my site ... Trim Down Club Reviews ()

    ResponderEliminar
  2. grеat submіt, veгу informatiѵе.
    I pondег whу thе opposite
    specialists οf this sеctor
    don't realize this. You must pгoceed yοuг
    ωriting. Ӏ'm sure, уou havе a gгeat readers' base
    alгeady!

    my web blog ... Eleventh hour Hotel Booking

    ResponderEliminar

Comentários...