quinta-feira, 12 de março de 2009

Contador de Histórias 1

No contador de histórias vou escrever alguns contos que conheço e que acho que têm alguma utilidade prática.
Primeira história
O Incêndio na floresta
Como já ouvi várias versões desta história, vou contar a minha que passa a ser mais uma.
Um dia houve um grande incêndio na floresta, e a determinada altura os animais começaram todos a fugir. Naquela azafama toda, com todos a correrem no sentido contrário ao do fogo, o elefante viu um Louva-a -Deus que ia em direcção ao lume com água no bico. E então, deu-se este interessante diálogo:
Elefante - Ó Louva-a-Deus para onde é que tu vais?
Louva-a-Deus – Vou tentar apagar o incêndio
Elefante – Com esse pinguinho de água, não me faças rir, foge mas é connosco
Louva-a-Deus - Eu estou a fazer a minha parte
Esta história faz-me lembrar uma frase que um dia li no Lar onde vivia o meu pai, e que dizia mais ou menos isto: “ ninguém fez maior erro do que aquele que nada fez, só porque o que podia fazer era muito pouco”
É uma verdade, muitas vezes demitimo-nos das nossas responsabilidades, porque achamos que não vale a pena, pois são gestos tão singelos, coisas tão insignificantes, que pensamos que se fizermos não terão impacto algum. Na história da floresta, se cada animal fizesse a sua parte, o incêndio poderia ter sido extinto.
No nosso dia a dia estamos cheios de exemplos como estes. Se tenho uma lâmpada acesa desnecessariamente, devo pensar que ao apagá-la estou a contribuir para que haja menos poluição no mundo. Se forem milhares a apagarem uma luz desnecessária, será uma redução muito grande, mas, se todos pensarmos que uma lâmpada acesa não tem significado porque o vizinho tem dez acesas, então o mundo vai continuar cada vez mais poluído, o mesmo acontece com a reciclagem do lixo, a boa educação, etc. etc.etc.
Por isso
Sejamos o Louva a Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...