quarta-feira, 25 de março de 2009

Alongamento 2 Fáscia Lata




A fáscia da coxa é denominada por fáscia lata. Desta fáscia partem septos que subdividem a massa muscular da coxa em grupos funcionais.O musculo tensor da fácia lata é um musculo da região glútea.


Algumas considerações sobre a articulação Coxo-femoral:

Embora exista grande estabilidade nesta articulação, ela está sujeita a grandes cargas tensionais, a grandes amplitudes de movimento e a movimentos bruscos.Por isso, é de extrema importância que exista um bom equilibrio entre os músculos agonista e antagonistas, proporcionando uma boa coordenação intermuscular e assim evitarmos lesões e inadequadas posturas corporais.Esta articulação e os seus musculos estão directamente relacionados com a sustentação do corpo e a manutenção da postura.


Articulação coxo-femoral,São inúmeros os músculos envolvidos na cinemática desta articulação (Hall, 2000; Moore, 1990):


Flexão - Íliopsoas / Sartório / Reto Femoral / Tensor da fáscia lata / Adutor magno
Extensão - Glúteo máximo / Semitendinoso / semimembranoso / Bíceps femoral / Adutor magno
Abdução - Tensor da fáscia lata / Sartório / Glúteo médio / Glúteo mínimo / Piriforme / Obturador interno / Gêmeos superior e inferior

Adução - Pectíneo / Adutor longo, curto e magno / Grácil
Rotação interna - Glúteo máximo e mínimo / Tenso da fáscia lata
Rotação externa - Glúteo máximo / Piriforme / Obturador interno / Quadrado da coxa / Gêmeo superior e inferior


Adriano


4 comentários:

  1. Mara Regina Rojo Prado12 de agosto de 2009 às 12:17

    Oi Adriano!
    Tudo bem?
    Então...foi muito esclarecedor, prá mim, ler sobre os alongamentos bons para a Fascia Lata, porque tenho uma sensação de "travar" nesta região e dor tb. Hoje mesmo farei estes alongamentos, porém quero que me diga: quais exercícios para fortalecer este conjunto de músculos envolvidos aí.
    Muito obrigada e um abraço
    Mara

    ResponderEliminar
  2. tenho uma lesão que ja me acompanha ha alguns meses sou coredor de rua um apaixonado por este esporte, mais esta lesão me limitou muito,fiz uma ressonancia. setembro de 2010,e o laudo foi o seguinte ,leve tendinose do gluteo medio PUBITE,[QUADRIL ESQUEDO].PUBITE,COM SINAIS DE ROTURA PARCIAL EXTENSA DOS TENDÕES DO ADUTOR MAGNO E DISCRETA DO ADUTOR CURTO A ESQUERDA.[sinfese pubiana]gostaria se possivel de uma ajuda sua ,uma orientação.

    ResponderEliminar
  3. Sou um desportista nato, mas minha modalidade esportiva preferida é o Futebol, porém há 15 dias durante uma partida (jogo) de futebol senti uma dor no tensor da fáscia lata da perna esquerda, que limitou meus movimentos e me obrigou a sair do jogo. Diante disso, foi muito importante conhecer exercícios de alongamento de tal músculo, os quais iniciarei os mesmos ainda hoje.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma foto lado esquerdo perto dos rins apanha me a virilha e a parte que me parece ser o tensor faixa lata, poderá ando assim a um mês quanto mais ando mais me dói pode-me dar mais algumas informações do que poderá ser e que devo fazer, tem dias que parece que tenho uma dor ciática poderá ser?

    ResponderEliminar

Comentários...