terça-feira, 24 de março de 2009

MAU OLHADO? CHIÇA

Mau-olhado? Eu já acreditei – Há ainda alguém que acredite?
Quando acontece o que diz a canção dos Xutos e Pontapés: “ A vida vai torta, jamais se endireita, o azar persegue”, não há nada melhor que uma cura de mau-olhado.
Eu cresci num meio onde a crença popular tinha muita força. Na medicina além dos chás de ervas, havia a cura do bucho virado, para males de intestinos e estômago.A cura de aberto, para problemas musculares e articulares. Mas, a mais recorrente de todas, era a cura do mau-olhado. Bastava uma pessoa abrir a boca duas ou três vezes seguidas, andar sonolento ou simplesmente dizer que não tinha vontade para fazer nada e avançava logo o famoso prato com água pronto a receber os pingos de azeite. O ritual processava-se desta maneira: Dizia-se o nome da pessoa que sofria do mal e uma frase, que era mais ou menos isto: Deus te gerou, Deus te criou, Deus que afaste de ti quem te invejou. Depois rezava-se um Credo, enquanto deitávamos os pingos de azeite de gota a gota na água. Se os pingos de azeite se afastassem uns dos outros na água, é porque tínhamos mau-olhado e então teríamos que repetir quantas vezes fosse necessário o procedimento, até os pingos de azeite ficarem unidos. Se por acaso, logo da primeira vez ficassem unidos é porque não existia mau-olhado e o mal era outro.

Esta era a reza utilizada o “Credo”

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho
Nosso Senhor,
o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu de Maria Virgem,
padeceu sob Pôncio Pilatus,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu aos infernos,
ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu ao Céu,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo.
Na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.

Havia outras formas de cura como esta: Eu te curo em nome de Deus e da Virgem Maria; se te deram mau-olhado, no comer, ou no beber, ou no rir, ou no zumbar, ou na tua formosura, ou no teu andar, quem to deu nunca mais to torne a dar, e saia deste corpo e vá para o mar.

Com certeza que há muitas mais formas de tratar o mau olhado. O que não vejo é uma forma de tratar as mentes que acreditam nestas tontices, como eu já acreditei. Pois a lógica é o ser humano ir evoluindo, mas ás vezes eu fico a pensar, como é possível numa época em que a informação entra em todas as casas das mais variadas formas, com tanta tecnologia disponível, muita gente ainda dá crédito a estas situações? Incrível não é? (pode ser que o Magalhães, ajude eheheh)
Mas quem acredita, pode usar as duas formas que eu mencionei. Se não resultar pode usar a que eu uso actualmente e que é infalível e que passo a mencionar:

Eu te curo com rama de alho
Quem te deu mau olhado
que vá pró cara...

resulta sempre ehehehe boa sorte
Adriano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários...