segunda-feira, 30 de março de 2009

O Vaso chinês


Vaso Chinês

Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito.
Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até casa, enquanto o rachado chegava meio vazio. Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Depois de dois anos, reflectindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho:
- Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até a sua casa...'
A velhinha sorriu:
- Já reparaste nas flores lindas que existem somente do teu lado do caminho? Sempre soube do teu defeito e por isso plantei sementes de flores n a beira do teu lado da estrada. Todos os dias, enquanto voltavamos , tu as regas. E durante dois anos pude recolher belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se não fosses como és, não teria aquelas maravilhas em minha casa !.
Eu como vaso rachado que sou, vou olhando as flores que por vezes vou regando e a forma como elas, tornam tudo belo á sua volta. Para quem se revê como eu, no vaso rachado, por favor vão dando uma espreitadela, nos locais onde vão caindo os vossos pingos de água.

É preciso aceitar cada um pelo que é... E descobrir o que há de bom nele.'

Pliometria ? CMAE ? ou simplemente Saltos?

Este assunto foi levantado pelo técnico de lançamentos do meu clube, quando eu estava a dizer aos meus atletas para passarem para o trabalho Pliométrico. Ele interveio e disse “ o termo Pliométrico não está correcto para esse exercício”.Como a função do meu blogue é esclarecer situações, fundamentalmente a mim, aqui vai umas breves considerações sobre a temática em questão.
A pliometria é usada para aumentar a potência muscular e melhorar o rendimento atlético. Até aqui estamos de acordo. Mas já não é bem assim, em relação á aplicação do termo pliometria aos exercícios referenciados como tal. O significado da palavra pliometria, que tem origem no grego, plio = aumento + metria = medida, se for traduzido á letra, deverá ser, aumento da medida (comprimento), neste caso do músculo, ou seja, um movimento excêntrico. Pois só neste movimento é que há um aumento do comprimento do músculo. Para sermos coerentes, deveríamos seguir o mesmo raciocino para o movimento concêntrico. Do grego, Mio = curto, e assim, ao trabalho concêntrico deveríamos chamar miometria. Pois há um encurtamento do músculo neste movimento. Em relação ao trabalho isométrico, Iso= idêntico, o nome está bem aplicado, pois o músculo não sofre alterações no seu comprimento. Mas se Pliométrico é excêntrico, miométrico é concêntrico e isométrico sem movimento, então como é que chamamos aqueles saltos que damos para cima das caixas e das caixas para o chão? Acho que deveríamos chamar (CMAE) ou seja ciclo muscular de alongamento e encurtamento. Porque na sua definição o exercício Pliométrico diz : “é aquele que activa o ciclo muscular de alongamento - encurtamento (CMAE) do músculo-esquelético, provocando uma potenciação mecânica, elástica e reflexa. Esse ciclo refere-se às actividades concêntricas precedidas por uma acção excêntrica rápida, cujo propósito está em aumentar a força reactiva (fase propulsora) do músculo através do armazenamento de energia elástica na fase de pré-alongamento e sua reutilização durante a fase concêntrica” ou “ o treino Pliométrico, baseia-se no ciclo de alongamento e encurtamento, mecanismo fisiológico cuja função é aumentar a eficiência mecânica dos movimentos que utilizam acções musculares excêntricas imediatamente seguidas, por explosivas acções concêntricas”.
Embora os estudos sobre o (CMAE) estejam descritos sobre o titulo de pliometria ,para não haver confusão eu simplesmente chamo saltos ( as vezes digo pliometria,a razão deste artigo)e nos planos de treino descrevo da seguinte forma:
Ch- cax- ch- bar-bar-bar-ch- cax –ch- areia que significa: Chão – caixa – chão – barreira –barreira-barreira – chão – caixa – chão – areia
Mais importante do que o nome que devemos aplicar, ( embora fosse importante uniformizar este tipo de nomenclatura)é sabermos utilizar este método, com todas as suas variantes, nos momentos certos, afim de o rentabilizarmos.
Adriano

sexta-feira, 27 de março de 2009

Alongamentos 3 Adutor


Em " Alongamentos" estou escrevendo sobre os principais músculos a serem alongados pelos corredores de velocidade. Muitas vezes é dado pouca importância ao músculo adutor, aproveitando os atletas a posição em cima na foto, para colocar a conversa em dia, mas pouco ou nada alongando o músculo. Verdade, não? eheheheh

Algumas considerações sobre os músculos:(coisas que é importante saber)
- Músculo Agonista: É o principal músculo ou grupo muscular responsável pelo movimento desejado, o agonista contrai-se para produzir qualquer tipo de contracção, seja ela concêntrica, excêntrica ou isométrica.
- Músculo Antagonista: É o músculo ou os músculos que executam a acção oposta ao do agonista. Serve para coordenar, ou travar o movimento fisiologicamente.
- Músculo Sinergistas: São os músculos que auxiliam o movimento, facilitando a acção dos outros músculos.
- Músculo Fixador ou Estabilizador: É aquele que tem a função de estabilizar um determinado segmento do corpo, para que um outro músculo activo tenha uma base firme sobre a qual possa exercer sua função.

Músculos intervenientes na acção de adução da perna
Músculos Agonistas: Adutor magno, adutor longo, adutor curto, grácil, pectíneo, psoas ilíaco, glúteo máximo (fibras inferiores e mediais).
- Músculos Antagonistas: Glúteo máximo (fibras superiores e lateral), glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, periforme, sartório, obturador interno (auxilia) e obturador externo.
- Músculos Sinergistas: Semitendinoso e semimembranoso.

Porque alongar os Adutores ?
Além dos factores já conhecidos como: aumentar a flexibilidade e uma maior amplitude da articulação, o alongamento do adutor tem uma importância predominante na prevenção da pubalgia, lesão que tem sido um problema para muitos atletas da alta competição. A pubalgia é caracterizada por uma dor na zona do Púbis ( um dos ossos da bacia)ou nas proximidades( coxa e escroto).Esta dor impede a execução de determinados movimentos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Contador de Histórias 3

“A pedra não tem esperança de ser outra coisa que não pedra, mas ao colaborar, ela torna-se templo” Saint – Exupéry

Depois de alguns amigos e conhecidos saberem da minha opção em tornar-me ovolactovegetariano, têm surgido algumas questões das quais vou transcrever as mais frequentes:
Deixas-te de comer carne e peixe? Depois de velho ficaste louco? – Nós vamos morrer e tu vais ficar por ai!.. – Tens que ter cuidado, isso vai fazer-te mal. – Ainda bem que tomaste essa decisão. – Bem-vindo a uma nova forma de pensar. – Fizeste bem. – Isso não dura muito tempo. – Também não estás a beber? Não sejas tonto!.. – Não estás a beber? ainda bem. Etc,etc, etc.


Para todos estes meus amigos e conhecidos relembro uma velha história que passo a transcrever , e que foi escrita pela grande contadora de histórias Sophia de Mello Breyner


Um velho, um rapaz e um burro na estrada.
Em fila indiana os três caminhavam.
Passou uma velha e pôs-se a troçar:
-O burro vai leve e sem se cansar!

O velho então para não ser mais troçado,
Resolve no burro ir ele montado.
Chegou uma moça e pôs-se a dizer:
-Ai, coisa feia! Que triste que é ver!
O velho no burro, enquanto o rapaz,
Pequeno e cansado, a pé vai atrás!

O velho desceu e o filho montou.
Mas logo na estrada alguém gritou:
-Bem se vê que o mundo está transformado!
O pai vai a pé e o filho montado!
O velho parou, pensou e depois
Em cima do burro montaram os dois.

Assim pela estrada seguiram os três:
Mas ouvem ralhar pela quarta vez:
Um rapaz já grande e um velho casmurro.
São cargas de mais no lombo de um burro!
Então o velhote seu filho fitou
E com tais palavras, sério, falou:
Aprende, rapaz, a não te importar,
Se a boca do mundo de ti murmurar.

Bibliografia
O velho, o rapaz e o burro por Sophia de Mello breyner Andersen 2008

Não é dificil tornar-se templo
Adriano

quarta-feira, 25 de março de 2009

Banana "para manter a energia"


O alimento do campeão
No estágio efectuado no Brasil com a selecção Nacional de atletismo dos 4 x 100 metros, verifiquei que os atletas brasileiros durante o treino comiam banana seca, como forma de repor a sua energia. É verdade que todos nós sabemos que a banana tem um grande valor nutricional, mas raramente rentabilizamos este fruto no nosso treino. Uma banana com custo monetário reduzido, com um excelente sabor, compensa certos suplementos alimentares de custo elevado. Este artigo serve para relembrar a todos os atletas e treinadores este recurso que felizmente temos disponível na nossa terra.

Algumas anotações sobre a Banana:

A banana seca ou banana passa apresenta elevado teor de açúcares. Pode ser classificada entre os produtos de alto valor alimentício, facilmente assimilável. Seu valor energético é da ordem de 318cal/100g, sendo que 125g por dia bastariam para cobrir um quarto das necessidades alimentícias de um menino de 10 anos, em valor energético, glícidos, proteínas de origem vegetal, potássio, ferro e magnésio, e um oitavo das necessidades em fósforo, cloro, zinco e vitamina C [13].


artigo retirado da Revista da Hora (VIVIAN MASUTTI)

A banana é bastante conhecida por ajudar a evitar cãibras --devido à sua concentração de potássio-- e, por isso, muito consumida por atletas. Mas esse não é seu único valor nutritivo.
Rica em açúcares e sais minerais, a fruta ainda possui vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H. "A fruta é conhecida como um dos mais completos alimentos", avalia Samantha Christie Enande, nutricionista da clínica Valéria Marcondes.
Segundo ela, a fruta também é um dos alimentos preferidos dos bebés, por sua consistência pastosa, e ajuda no crescimento dos pequenos. "Combate a diarreia, funciona como calmante, favorece a excreção do leite e combate a anemia", fala Samantha.
A alta concentração de energia é outra característica importante da banana, que dá disposição e ajuda na concentração. "Ela tem aproximadamente cem calorias por unidade. O amido da fruta fornece energia, que é liberada lentamente no organismo. Então, é uma excelente opção para atletas. O potássio também ajuda a proteger contra cãibras e contracções musculares causadas pelo esforço intenso durante a actividade física", avalia a nutricionista Regina Stikan, do Hospital e Maternidade São Camilo. Novos estudos apontam que a banana também pode ajudar a combater a depressão. "A banana começa a receber maior atenção no que diz respeito aos benefícios que pode trazer quando incluída em um cardápio balanceado. Agora, um estudo analisa a presença de triptofano, que actua como anti-depressivo natural, mantendo os níveis de serotonina no cérebro", completa Regina.

Alongamento 2 Fáscia Lata




A fáscia da coxa é denominada por fáscia lata. Desta fáscia partem septos que subdividem a massa muscular da coxa em grupos funcionais.O musculo tensor da fácia lata é um musculo da região glútea.


Algumas considerações sobre a articulação Coxo-femoral:

Embora exista grande estabilidade nesta articulação, ela está sujeita a grandes cargas tensionais, a grandes amplitudes de movimento e a movimentos bruscos.Por isso, é de extrema importância que exista um bom equilibrio entre os músculos agonista e antagonistas, proporcionando uma boa coordenação intermuscular e assim evitarmos lesões e inadequadas posturas corporais.Esta articulação e os seus musculos estão directamente relacionados com a sustentação do corpo e a manutenção da postura.


Articulação coxo-femoral,São inúmeros os músculos envolvidos na cinemática desta articulação (Hall, 2000; Moore, 1990):


Flexão - Íliopsoas / Sartório / Reto Femoral / Tensor da fáscia lata / Adutor magno
Extensão - Glúteo máximo / Semitendinoso / semimembranoso / Bíceps femoral / Adutor magno
Abdução - Tensor da fáscia lata / Sartório / Glúteo médio / Glúteo mínimo / Piriforme / Obturador interno / Gêmeos superior e inferior

Adução - Pectíneo / Adutor longo, curto e magno / Grácil
Rotação interna - Glúteo máximo e mínimo / Tenso da fáscia lata
Rotação externa - Glúteo máximo / Piriforme / Obturador interno / Quadrado da coxa / Gêmeo superior e inferior


Adriano


terça-feira, 24 de março de 2009

MAU OLHADO? CHIÇA

Mau-olhado? Eu já acreditei – Há ainda alguém que acredite?
Quando acontece o que diz a canção dos Xutos e Pontapés: “ A vida vai torta, jamais se endireita, o azar persegue”, não há nada melhor que uma cura de mau-olhado.
Eu cresci num meio onde a crença popular tinha muita força. Na medicina além dos chás de ervas, havia a cura do bucho virado, para males de intestinos e estômago.A cura de aberto, para problemas musculares e articulares. Mas, a mais recorrente de todas, era a cura do mau-olhado. Bastava uma pessoa abrir a boca duas ou três vezes seguidas, andar sonolento ou simplesmente dizer que não tinha vontade para fazer nada e avançava logo o famoso prato com água pronto a receber os pingos de azeite. O ritual processava-se desta maneira: Dizia-se o nome da pessoa que sofria do mal e uma frase, que era mais ou menos isto: Deus te gerou, Deus te criou, Deus que afaste de ti quem te invejou. Depois rezava-se um Credo, enquanto deitávamos os pingos de azeite de gota a gota na água. Se os pingos de azeite se afastassem uns dos outros na água, é porque tínhamos mau-olhado e então teríamos que repetir quantas vezes fosse necessário o procedimento, até os pingos de azeite ficarem unidos. Se por acaso, logo da primeira vez ficassem unidos é porque não existia mau-olhado e o mal era outro.

Esta era a reza utilizada o “Credo”

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho
Nosso Senhor,
o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu de Maria Virgem,
padeceu sob Pôncio Pilatus,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu aos infernos,
ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu ao Céu,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e mortos.
Creio no Espírito Santo.
Na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.
Amém.

Havia outras formas de cura como esta: Eu te curo em nome de Deus e da Virgem Maria; se te deram mau-olhado, no comer, ou no beber, ou no rir, ou no zumbar, ou na tua formosura, ou no teu andar, quem to deu nunca mais to torne a dar, e saia deste corpo e vá para o mar.

Com certeza que há muitas mais formas de tratar o mau olhado. O que não vejo é uma forma de tratar as mentes que acreditam nestas tontices, como eu já acreditei. Pois a lógica é o ser humano ir evoluindo, mas ás vezes eu fico a pensar, como é possível numa época em que a informação entra em todas as casas das mais variadas formas, com tanta tecnologia disponível, muita gente ainda dá crédito a estas situações? Incrível não é? (pode ser que o Magalhães, ajude eheheh)
Mas quem acredita, pode usar as duas formas que eu mencionei. Se não resultar pode usar a que eu uso actualmente e que é infalível e que passo a mencionar:

Eu te curo com rama de alho
Quem te deu mau olhado
que vá pró cara...

resulta sempre ehehehe boa sorte
Adriano

segunda-feira, 23 de março de 2009

Treino de Musculação (que confusão)

O treino contra resistência, vulgarmente conhecido pelo treino de musculação, tem inúmeras variantes.
Para um determinado objectivo são vários os métodos, meios e conceitos, defendidos pelos mais variados treinadores. A ideia de apresentar este artigo é levar á reflexão quem está a iniciar-se na programação do treino. Vou tentar transmitir da forma como gostaria que tivessem comunicado comigo, quando me iniciei na área do treino. Sem palavras difíceis e como se fosse uma conversa de café. O método sobre o qual vou escrever é conhecido por “Pré – exaustão”. Este tipo de trabalho é utilizado por muitos para o aumento da massa muscular.É também utilizado como forma de diversificar o treino e por quem não pode despender muito tempo no Ginásio. Vou começar por mencionar alguns conceitos que são importantes para quem quer ser treinador:A força é uma qualidade física de característica neuromuscular. Quanto mais e maiores unidades motoras forem solicitadas, maior será a força desenvolvida pelo músculo. A hipertrofia como conceito, é o aumento da secção transversal do músculo. Partindo destes princípios básicos, vou seguir um raciocínio para elaborar um método de treino e os respectivos exercícios, em que o objectivo é a solicitação máxima de um determinado grupo muscular. Incidindo assim num trabalho sobre o substrato proteico. Tomo como exemplo o grupo muscular peitoral, e o exercício “supino”. Se eu utilizar o método convencional de hipertrofia 8 a 12 repetições em que a ultima repetição seja executada para que não seja possível fazer mais nenhuma, coloca-se desde logo uma questão: os principais músculos de apoio (músculos sinergistas) neste exercício, os triceps, são músculos de pequena dimensão em relação ao músculo principal o peitoral. Sendo assim é provável que eu não consiga fazer mais nenhuma repetição porque o triceps já está esgotado e não o peitoral que é o músculo Alvo. Como é que posso resolver esta situação? Através do método de” pré – exaustão”. Então como faço? É simples, escolho um exercício para o peitoral, em que não interferem os triceps, por exemplo: aberturas planas e faço várias repetições, canso o peito, os triceps ficam folgados e sem intervalo passo para o exercício principal. Então, com os triceps folgados e os músculos do peito cansados, se não consigo levantar mais a barra é porque o peito já não tem mais capacidade e não devido ao cansaço dos triceps. Simples? Claro, que sim! Esta situação acontece noutros exercícios, por exemplo: subida na barra (dorsal) quando já não consigo subir. Neste exercício o principal músculo de apoio são os bíceps e como são muito mais pequenos que o dorsal, esgotam muito antes do que o dorsal, impedindo que trabalhe até ao esgotamento. Neste caso, posso utilizar o exercício Pullover em que o dorsal trabalha e o bíceps não, depois, faço o procedimento anterior. Também no agachamento o principal músculo sinergista é o lombar inferior, que sendo muito mais fraco que os músculos das pernas, impede de prosseguir com o exercício, antes dos músculos das pernas estarem esgotados. Neste caso utilizo as extensões de pernas na máquina extensora, trabalho os quadriceps e folgo os lombares inferiores. Mais exemplos podem ser dados. Mas há quem defenda que para atingir os objectivos propostos, devemos fazer exactamente o oposto. Que se queremos tirar o máximo proveito do músculo principal devemos cansar os músculos de apoio (sinergistas) para que estes não possam colaborar com o músculo principal e assim sem a ajuda dos músculos de apoio ele é obrigado a trabalhar ao máximo. Tomando por exemplo novamente o exercício de Supino e o músculo peitoral, eu faria um exercício para triceps, onde não interferisse os músculos do peito, por exemplo: extensões no puxador, executava várias repetições e logo de seguida, com os triceps cansados e o peito folgado, faço o Supino, como os triceps não podem colaborar, as despesas do exercício ficam todas a cargo do peitoral e ele trabalha ao máximo. O mesmo acontece com os outros exercícios mencionados nos exemplos anteriores. Os dois métodos existem, não sei qual deles é o melhor, embora prefira o primeiro. Nem sei se existem estudos sobre a eficiência dos mesmos, sei que têm defensores. Eu utilizo periodicamente o primeiro, como forma de criar novos estímulos. Mas nada disto é muito importante. Como este artigo é escrito para quem se está a iniciar, o que quis demonstrar é que existem várias formas de atingirmos os mesmos objectivos, mesmo com métodos antagónicos. Que devemos analisar o treino sempre de diversas perspectivas. Temos de verificar quais são os métodos que melhor se adaptam aos nossos atletas, pois não existem dois atletas iguais e que o que funciona com um atleta pode não funcionar com outro. Estas regras servem para todas as disciplinas do atletismo, e temos como exemplo máximo os atletas ingleses de meio fundo, Sebastian Coe e Steve Ovett , que treinavam na Inglaterra com treinadores ingleses. Os seus treinadores defendiam conceitos de treino completamente opostos, e eles eram os dois melhores atletas do mundo na sua especialidade.

sábado, 21 de março de 2009

O Principezinho

Depois de tanto ouvir falar no livro de Saint Exupéry “O principezinho” resolvi comprá-lo. É um livro pequeno e de fácil leitura. Cheio de curiosidade, li o livro rapidamente, mas fiquei decepcionado, pois não encontrei nada de especial e não consegui perceber como era possível ser um dos livros mais vendidos no mundo e ter tantas referências. Coloquei o livro de lado e um ou dois anos depois, resolvi voltar a lê-lo, pois era impossível o livro não ter nada de interessante. Foi mais uma tentativa frustrada, pois não encontrei nada de especial. Mais tarde, aos 40 anos ,voltei a lê-lo ( não sou de desistir facilmente) e então, sim , sublinhei algumas freses que fui encontrando. Depois já o li mais duas vezes, e sempre encontrei algo que valeu a pena sublinhar. Porque é que, nas duas primeiras vezes que o li, não encontrei nada de especial? Fiz uma pesquisa na net sobre o livro e verifiquei que havia muitas perguntas tipo:” Li o principezinho e não vejo nada de especial, alguém me consegue dar alguma explicação sobre o livro?” ou “ Li o principezinho e não percebo nada daquilo, é uma livro para crianças?”
É claro que não vou dar nenhuma explicação sobre o livro, mas vou colocar algumas das frases que fui sublinhando. Outras sensibilidades vão sublinhar outras frases e eu sei que se voltar a ler o livro, vou encontrar outras dignas de serem sublinhadas.

Algumas das frases que sublinhei:

“ – Vou contar o tal segredo. É muito simples: somente com o coração se vê de forma correcta. O essencial é invisível aos olhos…”

“ Era uma raposa perfeitamente igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e, agora, ela é única no mundo”

“ A linguagem é uma fonte de mal-entendidos”

“ Só conhecemos as coisas que prendemos a nós – disse a raposa. – Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos”

“ Os homens? Tenho a impressão que são seis ou sete. Vi-os há anos. Mas nunca se pode saber onde é que estão. O vento empurra-os de um lado para outro. Não têm raízes e isso faz-lhes falta”

“ Se te conseguires julgar a ti próprio, és um sábio dos autênticos”

“ Só se pode exigir a uma pessoa o que essa pessoa pode dar”

“ Se eu ordenasse a um dos meus generais que se transformasse em gaivota e ele não me obedecesse, a culpa não era do meu general. A culpa era minha”

“ Devia tê-la avaliado não pelas suas palavras, mas pelos seus actos.”

“ Mas eu era novo de mais para saber amar”

“ Se vocês disserem às pessoas grandes: “hoje vi uma casa muito bonita de tijolos cor-de-rosa, com gerânios nas janelas e pombas no telhado”…., As pessoas grandes não conseguem imaginar. È preciso dizer-lhes “ hoje vi uma casa que custa vinte mil contos”Então, já são capazes de exclamar.” Mas que linda casa!”

“Para Léon Werth
Os meninos que me perdoem por dedicar este livro a uma pessoa grande. Mas tenho uma desculpa de peso: essa pessoa grande é o melhor amigo que eu tenho no mundo inteiro. E tenho outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de perceber tudo, mesmo os livros para crianças. E tenho outra desculpa, a terceira essa pessoa mora em França e me França passa fome e passa frio. Bem precisa de ser consolada. Mas se todas estas desculpas não chegarem, então, gostava de dedicar este livro à criança que essa pessoa grande já foi. Porque todas as pessoas grandes já foram crianças. (Há é poucas que se lembram disso.) Portanto, a minha dedicatória vai ser assim:
Para Léon Werth
Quando ele era pequeno"

Gostava com este artigo arranjar mais adeptos para o principezinho e deixar uma reflexão sobre o que se passou comigo em relação a este livro, de facto " O Essencial é invisivel aos olhos"
Adriano

sexta-feira, 20 de março de 2009

Alongamentos 1 ( Piriforme )




Embora o piriforme seja um músculo importante na execução de movimentos relacionados com o atletismo, o mesmo é desconhecido da maioria dos atletas e como tal raramente alongado. O encurtamento deste músculo dificulta a abdução e rotação lateral da coxa, impedindo uma técnica correcta da perna de impulsão na passagem das barreiras. Limita a mobilidade da bacia, factor importante nas provas de velocidade. O seu encurtamento provoca também a compressão do nervo ciático. Tem a sua inserção medial na superfície pélvica do sacro e a inserção lateral no grande trocânter. Além de alongado também deve ser manipulado para retirar a tensão.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O atleta e o açúcar branco

Há muitos anos atrás comprei o livro”Sugar Blues – O gosto amargo do açúcar” este livro despertou-me a curiosidade e a partir dai comecei a colher informações sobre os efeitos do chamado açúcar branco. Esta curiosidade deveu-se a eu notar alterações energéticas muito significativas em alguns atletas, pois tanto faziam um treino ou uma competição muito bem, como logo a seguir acontecia o oposto. A estas situações nem eu nem os médicos por mim consultados encontravam explicação, até que, com as minhas teimosias, consegui que o médico prescrevesse o chamado teste pós-pandrial (é um teste em que tiramos uma mostra de sangue em jejum, depois tomamos uma certa quantidade de sacarose e voltamos a tirar nova amostra de sangue) á atleta que tinha os sintomas mais graves. O resultado foi o que eu estava á espera, a atleta na segunda amostra teve um abaixamento do nível de açúcar no sangue muito grande, ou seja o pâncreas tinha dado uma descarga muito forte de insulina, ela sofria de hipoglicemia. Durante um ano a atleta deixou de ingerir produtos com sacarose e o problema ficou resolvido. Um especialista uma vez deu-me um exemplo muito simples de como funcionava este processo e que passo a transcrever: Sempre que ingerimos sacarose, solicitamos o pâncreas para a produção de insulina, se estamos constantemente a fazer esta solicitação é como se alguém estivesse sempre a dar-nos um toque no ombro, a solicitar-nos algo, o que ia acontecer era irritarmo-nos, o mesmo acontece com o pâncreas e tal como nós quando estamos irritados, que excedemo-nos no nosso comportamento habitual, ele faz o mesmo e então em vez de enviar a quantidade de insulina recomendada para a situação, envia o dobro ou o triplo. Esta grande quantidade de insulina, faz metabolizarão da sacarose ingerida e depois faz a depleção das reservas de hidratos de carbono que se encontram no fígado e nos músculos em forma de glicogénio e da glicose sanguínea. Ficamos sem energia, e com baixas de açúcar sanguíneo. Este é o problema com os atletas, mas depois temos o problema com a saúde, pois o pâncreas tem um limite de produção de insulina e se ele começa a debitar quantidades enormes de insulina, tempos depois, passa a uma situação que é conhecida por “ pâncreas cansado” e então ele começa a enviar cada vez menos insulina, o nível de açúcar no sangue sobe, ficamos diabéticos, temos que utilizar insulina de forma exógena e depois o pâncreas deixa mesmo de produzir insulina e é o que todos nós sabemos da diabetes, gangrena, cegueira, feridas que não saram, etc.etc.

Como sabem eu não tenho formação na matéria em questão, por isso não levem este artigo muito a sério, mas de qualquer forma aconselho a que procurem informação sobre o tema com especialista da área.(estou em crer que muitas vezes por causa de uma sobremesa deliciosa, damos cabo de uma competiçaõ importante, mas é só a minha opinião)

Alguns dados sobre o livro

“Sugar Blues é um livro audacioso, profético, chocante, elaborado por um escritor e pesquisador que esmiúça séculos de história secreta, folclores esquecidos, sábias tradições dos antigos e conceitos científicos inconsistentes, para trazer à tona a verdade sobre a mais dissimulada droga que dissolve os dentes e os ossos de toda uma civilização: a sacarose refinada, comummente chamada açúcar.Exaustivas pesquisas desenvolvidas nos grandes centros científicos evidenciam consideráveis vínculos entre o açúcar refinado e as mais alarmantes doenças modernas que vão da depressão ao derrame cerebral; entretanto, esta substância anti - nutriente formadora de hábito, é consumida, a cada dia, em praticamente todos os produtos utilizados na dieta do homem civilizado, do pão aos cigarros.Este livro, hoje um clássico, desmarcara o maior inimigo da nossa geração e, ao mesmo tempo, mostra como uma dieta revitalizante sem açúcar pode, não apenas mudar, mas também salvar sua vida.”

quarta-feira, 18 de março de 2009

Florbela Espanca ( toca a ler)

pEla lá tinha as suas razões

Amar!
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar!Amar!E não amar ninguém!
Recordar?Esquecer?Indiferente!...Prender ou desprender?É mal?É bem?
Quem disser que se pode amar alguém Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó,cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,Que me saiba perder... pra me encontrar...
Florbela Espanca

Bom apetite















" Agrandeza de uma Nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais" GHANDI

Poucas pessoas sabem o que se passa por trás deste alimento tão caro e requintado. O foie gras (foie – fígado, gras – gordura), ou patê de fígado de ganso , é na verdade o resultado de uma prática desumana, que mostra a que ponto a crueldade do homem pode chegar.


Os inocentes patos e gansos, a quem os fígados em questão pertencem, são submetidos a um processo que pode ser melhor classificado como tortura, com o objetivo de tornar seus fígados anormalmente engrandecidos e doentes, para que então alguns poucos possam saborear o resultado desta arte grotesca.

A criação parece ser uma como outra qualquer durante os primeiros quatro meses de vida dos animais. É então que eles são levados para as pequenas gaiolas que serão suas acomodações durante as próximas e últimas semanas de sua curta vida.

Um espaço de um metro por dois metros pode acomodar até doze animais.


O motivo do confinamento é evitar que a ave se movimente, o que certamente seria um desperdício para o criador, pois sua intenção não é que o pássaro utilize o alimento que lhe está sendo dado para gastar energia com coisas tão fúteis como poder ao menos esticar suas asas ou dar um passo, mas sim que este alimento seja armazenado no organismo do animal na forma de gordura.

Outra "vantagem" do confinamento é que o manuseio dos animais é facilitado.A alimentação dos animais é composta basicamente por carboidratos (maizena), adicionada de gordura de porco ou ganso para amolecer.

Esta é uma dieta bastante desequilibrada para as necessidades das aves, visto que importantes nutrientes não estão sendo consumidos. Para fazer com que os animais consumam cerca de três quilos desta ração por dia, o que equivaleria a um humano consumir doze quilos e meio de macarrão por dia, é necessário utilizar uma técnica muito especial.

A ave é segura é entre as pernas do manipulador com seu pescoço estendido, permitindo a inserção de um grosso tubo de metal que chega a medir quarenta centímetros em comprimento. Estando a cabeça presa por uma peça de metal, um motor força o alimento (cerca de um quilo) garganta abaixo, levando-o ao pequeno estômago da ave.

Alguns criadores utilizam-se de elásticos que são colocados em torno do pescoço para prevenir que a ave vomite o alimento. Esta tortura se repete três vezes ao dia durante um período de três a quatro semanas.

É claro que o animal não considera esta forma de ser "alimentado" muito agradável. Durante o processo, as aves tentam escapar de forma frenética e não olham outra ave sendo alimentada, o que pouco lembra um ambiente natural, onde qualquer ave corre em direção a um alimento que lhes é oferecido ou atirado. Como resultado, as aves sofrem de variados problemas de saúde, como disfunções cardíacas, intestinais e rompimento das membranas celulares hepáticas. Muitos tornam-se incapazes de andar ou até mesmo ficar em pé. A introdução do tubo pode machucar o esôfago e causar deformidades nos bicos.

Na verdade, foie gras não passa de uma doença do fígado voluntariamente produzida em animais inocentes. O fígado dos animais submetidos a este processo não são exatamente saudáveis. A coloração normal do fígado é avermelhada e pesa cerca de 120 gramas. O fígado consumido por aqueles que apreciam tal atrocidade é amarelo e lustroso, de aparência gordurosa, e pode pesar até 1.300 gramas, mais de dez vezes o peso normal.

Na imagem em cima,o fígado à esquerda é de tamanho normal. O da direita é o resultado da alimentação forçada. Até na cor ele é doentio.

Além disto, um "bom" foie gras deve ter as marcas deixadas pela pressão que as costelas exercem contra o fígado visíveis no órgão, garantindo assim que o animal sentiu imensa dor durante os últimos dias de sua breve vida.

A ave é abatida no mesmo local onde é criada, visto que esta provavelmente não sobreviveria ao transporte.

Quando o fígado, estômago e intestinos são removidos, vê-se que o espaço por estes ocupado era muito maior que aquele planejado pela natureza, pressionando o coração e os pulmões e dificultando assim a respiração.

domingo, 15 de março de 2009

Para bom entendedor meia palavra basta

Bertold Brecht independentemente das suas convicções politicas, e embora eu saiba muito pouco sobre ele, há coisas que ele escreveu em que eu acho que vale a pena reflectir.


Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.
Bertolt Brecht


Do rio que tudo arrasta
Diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem
Bertolt Brecht

Mesmo assim acho que vale a pena

Na região de Chiang-Shih, no estado de Song, há lindas florestas de plátanos, amoreiras e ciprestes. Acontece que, quando atingem dois ou três palmos de altura, algumas dessas árvores são cortadas para servir de poleiros; das que medem quatro ou cinco palmos, há algumas que são cortadas para fazer estacas e, das que chegam aos sete ou oito palmos, muitas são serradas para tábuas (...). Assim, nenhuma destas chegou ao termo natural da sua vida, nem pôde desfrutar, do alto do seu cume, a imagem do mundo para a qual tinha sido criada e, a meio do seu destino, caiu sob os golpes do machado. Este é o perigo de se ser útil...»

de Ichonang-Tseu

Mesmo assim acho que vale a pena ser útil, claro que é um risco, mas a vida é isso mesmo , correr riscos.
Mas também podemos optar por nos dedicarmos só a uma coisa e tentarmos ser bons no que fazemos, e não é por isso que deixamos de ser úteis


Um barco está seguro num porto, mas os barcos não são construídos para isso.
John A. Shaedd

quinta-feira, 12 de março de 2009

A história da Mamangava


Esta foto está relacionada com o conto que se segue.É de um atleta paralimpico em Pequim. Ele não tem braços e estava a comer á frente de mim , eu ajudei-o a destapar o sumo, mas depois descobri que não era necessário pois ele conseguia faze-lo com os pés.Como podem ver ele come com pés utilizando os famosos pauzinhos.No momento da foto está a comer crepes, bebeu o seu sumo e comeu tudo sem ajuda de ninguém. Entre umas trocas de sorrisos, eu através de gestos pedi autorização para tirar-lhe uma foto.

A Mamangava

A Mamangava é uma espécie de Abelha de tamanho grande e bastante peluda, (o que nós chamamos Zangão)que habita vários locais do Planeta. A desproporção entre o seu enorme corpo e as suas pequenas asas e o seu ângulo de diedro, segundo as leis da aerodinâmica a Mamangava não pode voar.
Só que a Mamangava nunca estudou aerodinâmica, e como para sobreviver precisa de voar ela simplesmente voa.


Este é o exemplo que as nossas maiores limitações são criadas pela nossa mente. Conseguimos ir muito mais além do que realmente achamos possível. Eu presenciei isso nos Jogos Paralimpicos, vi atletas com enormes limitações físicas a executarem gestos técnicos de excelência. Vi gente a quem aconteceu as maiores adversidades da vida e que andavam sempre com um sorriso nos lábios.Evitemos palavras como: “ isso é impossível” , “ eu não consigo” etc. Não devemos colocar limites na nossa mente, nem deixar que os outros nos coloquem, deixemos as coisas fluírem. Devemos fazer o que é preciso fazer sem rodeios, medos ou pensamentos negativos.O facto de termos nascido já faz de nós uns vencedores por isso devemos pensar sempre como tal.
Para quem acredita na bíblia, lá está escrito “ Deus fez o homem á sua imagem e semelhança” (Gen.5.2) então se para Deus nada é impossível, para o homem também não.
Sejamos como a Mamangava


Contador de Histórias 1

No contador de histórias vou escrever alguns contos que conheço e que acho que têm alguma utilidade prática.
Primeira história
O Incêndio na floresta
Como já ouvi várias versões desta história, vou contar a minha que passa a ser mais uma.
Um dia houve um grande incêndio na floresta, e a determinada altura os animais começaram todos a fugir. Naquela azafama toda, com todos a correrem no sentido contrário ao do fogo, o elefante viu um Louva-a -Deus que ia em direcção ao lume com água no bico. E então, deu-se este interessante diálogo:
Elefante - Ó Louva-a-Deus para onde é que tu vais?
Louva-a-Deus – Vou tentar apagar o incêndio
Elefante – Com esse pinguinho de água, não me faças rir, foge mas é connosco
Louva-a-Deus - Eu estou a fazer a minha parte
Esta história faz-me lembrar uma frase que um dia li no Lar onde vivia o meu pai, e que dizia mais ou menos isto: “ ninguém fez maior erro do que aquele que nada fez, só porque o que podia fazer era muito pouco”
É uma verdade, muitas vezes demitimo-nos das nossas responsabilidades, porque achamos que não vale a pena, pois são gestos tão singelos, coisas tão insignificantes, que pensamos que se fizermos não terão impacto algum. Na história da floresta, se cada animal fizesse a sua parte, o incêndio poderia ter sido extinto.
No nosso dia a dia estamos cheios de exemplos como estes. Se tenho uma lâmpada acesa desnecessariamente, devo pensar que ao apagá-la estou a contribuir para que haja menos poluição no mundo. Se forem milhares a apagarem uma luz desnecessária, será uma redução muito grande, mas, se todos pensarmos que uma lâmpada acesa não tem significado porque o vizinho tem dez acesas, então o mundo vai continuar cada vez mais poluído, o mesmo acontece com a reciclagem do lixo, a boa educação, etc. etc.etc.
Por isso
Sejamos o Louva a Deus

domingo, 8 de março de 2009

Um novo ponto de vista sobre o treino de força

uma forma de trabalhar muito interessante e com resultados na prática

Desarrollo de la Fuerza elastica
Un punto de vista alternativo

Carl Johnson - Federación Británica de Atletismo
(Entrenador Nacional). Traducción de Ana Barrenechea y Arturo Oliver.

1.- Principios generales

Las concepciones tradicionales concernientes a la naturaleza del desarrollo de la fuerza elástica se resume a través de las 3 citas siguientes:

- El entrenamiento a baja velocidad mejora sustancialmente la fuerza lenta, pero tiene poco efecto sobre la fuerza rápida (Coyle y Flemming 1980).

- El entrenamiento a baja velocidad puede ser valido para estimular un máximo de adaptación en el interior del músculo, ya que el aumento de la fuerza contractil esta directamente ligada a la tensión en el interior del musculo (Goldberg 1975).

- La fuerza rápida acaba por estimular un desarrollo substancial (Cooper 1978).

Esta tradicionalmente aceptado que dos tipos de ejercicios musculares son necesarios para mejorar la fuerza elástica: Se debe uno entrenar.

a) Con cargas sub-máximas (80% o por debajo) en un trabajo explosivo, para estimular las fibras musculares asociadas a la velocidad de movimiento.

b) Con cargas fuertes (80% o más) para llegar a un crecimiento paralelo de la fuerza máxima, del cual se puede beneficiar la fuerza-velocidad.

El Modelo de periodización tradicional para un entrenamiento tal puede resumirse de la siguiente manera:

Fase de Preparación Fase de Pre-competición
Matveiev Percepción 1 Matveiev Preparación 2
Llega a la fuerza máxima Conversión

Fase de Competición Post-competición
Matveiev Competición 2.3 Matveiev transición
Mantenimiento Repaso activo

2 Una alternativa

Hace algunos años, tuve que enfrentarme al problema de encontrar otro medio de desarrollo de la fuerza de Jonathan Edwards cuando los médicos me explicaron que para él los métodos tradicionales del saltador de triple (que implican muchos saltos) no harían mas que provocar lesiones cronicas que impedirían su progreso ulterior. Nuestra única salida de socorro se encontraba entonces en el interior de la sala de musculación.

Fue en este periodo cuando encontré por casualidad un artículo de Warren (Departamento de Educación Física Monte Helen, Victoria, Australia). Este artículo fue publicado en “Aussie Trower” (1) (Volumen 4 nº1 ) y después en “The Trower” de mayo de 1989 nº44. La mayoría de las fuentes emanaban de trabajos de Dietmar Schmidtbleicher que colaboraba con otros investigadores principalmente, Martín, Buehrle, G.Haralanbe K.J. Mueller.

(1) “El lanzador australiano”

Las conclusiones de este artículo se resumían así:

La fuerza máxima es una componente fundamental de la Potencia y su mejora no tiene influencia limitante sobre esta potencia.

La idea de que el desarrollo de la fuerza máxima no inhibía el desarrollo de la potencia era un concepto completamente nuevo y atraia grandemente mi atención.

Esta propuesta estaba reforzada por otros dos conceptos:

a) La fuerza máxima se desarrolla por el crecimiento de la sección transversal del músculo. Por ello, el mejor método de trabajo es una serie de 12 rep. con una carga entre el 75% y el 85% del máximo y esto hasta alcanzar la fatiga muscular absoluta.

b) La fuerza máxima se desarrolla igualmente por la estimulación del mayor número de unidades matrices al mismo tiempo. Por ello, el mejor método de trabajo es una serie 1 a 3 repeticiones con una carga entre el 95% y el 100%. El trabajo debe ser explosivo y el cuerpo en estado de frescor total (sin fatiga).

La dificultad con el concepto a) era que este tipo de esfuerzo entrañaba un crecimiento de la masa muscular (hipertrofia), condición no favorable para un saltador.

Las oportunidades ofrecidas por el concepto b) eran un poco más diferentes. La activación del mayor número de unidades motrices al mismo tiempo constituía un objetivo muy interesante. Tenía así la ocasión de poder mejorar los niveles de la fuerza especifica sin influencia nefasta sobre la potencia, sin hipertrofia y a partir de un simple trabajo en el interior de la sala de musculación.

En 1989 fue así de esta manera que decidí entrenar a mis propios atletas: lanzadores de jabalina, saltadores de altura, decatlonianos, así mismo que a Jonathan Edwars. Pienso sinceramente que es mi versión de este método, lo que ha hecho que funcione de maravilla con ellos; pero no es mi objetivo tratar de demostrar esto hoy en día.

Hace unos cuantos años, uno de mis lanzadores de martillo (muy inteligente, pero relativamente tímido). Se justificaba de esta cada vez más fuerte, mientras que yo venia de reprocharle el no seguir sus tres sesiones de musculación semanales. Tome nota de lo que me dijo, aceptando el reducir la cantidad de trabajo, pero controlando no obstante los resultados.

Estos últimos me hicieron aceptar en algunos casos el reducir la frecuencia de las sesiones de musculación a dos por semana. Mi reconocimiento estaba basado sobre el hecho que ciertos atletas podían no soportar el tiempo de recuperación normal, y esta recuperación les pedía mas tiempo. Meg Ritchie, nuestro recordman de lanzamiento de disco, trabajó con este régimen durante sus mejores años.

3. En la practica

El nuevo esquema de musculación, tal como yo lo aplico estaba en “2 sesiones nucleo “ por semana.

La primera sesión consiste en una serie de 10 repeticiones hasta el agotamiento completo del musculo siguiendo el principio a) de Young/Schmidtbleicher; afín de estimular los procesos que conciernen a la masa muscular. La carga elegida es aquella que conduciría al agotamiento completo al cabo de 9 o 10 repeticiones.

Es elegida al principio por ensayo y error, y acaba invariablemente entre el 85% y el 90% del máximo. Una sola serie es ejecutada, porque no veo el interés en continuar si el agotamiento esta logrado.

La segunda sesión consiste en 6 repeticiones únicas al máximo o muy cerca del máximo y a veces incluso por encima. Un control severo es observado sobre la calidad de las subidas de la barra (Técnica) en esta sesión. Si esta calidad disminuye antes que las 6 repeticiones de cada uno de los ejercicios a efectuar no hayan acabado, el ejercicio se da por terminado.

Este tipo de sesiones han evolucionado según el esquema siguiente:

1. Un ligero calentamiento de 4 a 5 repeticiones.

2. 2-3 repeticiones con cargas medias.

3. 3-4 X (1 x 95%-97%).

4. 1 a 2 X (1 x 100%).

5. Acabar con 1 a 6 x (1x100% por encima de 100% si es posible).

La recuperación durante esta sesión es completa: 4 a 5 minutos para los levantamientos de barra como para los otros ejercicios.

También es común observar una mejora del máximo a lo largo de las sesiones o de las semanas, aunque solo se haga una sola sesión como esta por semana.

Los ejercicios adoptados para cada uno de estas 2 sesiones (1 x 10 y 1 x 6) son:

- La arrancada.
- La cargada
- 2 tiempo en split
- El squat dorsal.

La razón de esta elección es que, salvo para el squat dorsal, estos ejercicios piden movimientos rápidos y solicitan un numero importante de grupos musculares. Los levantamientos por encima de la cabeza contribuyen a implicar la fuerza del tronco para estabilizar la carga en altura. la presencia de squat dorsal es el resultado de un cierto conservadurismo por mi parte. No puedo justificar su utilización como lo he hecho para los otros ejercicios.

4.- Planificación

Trabajamos de esta manera durante la fase de preparación 2 y continuamos durante la fase de competición, siempre que la frecuencia de las competiciones nos lo permiten.

Si una sesión debe ser suprimida, entonces es aquella de 1 x 10 que lo es. Aquella de 6 x 1 es conservada. Nos esforzamos en conservar el habito de incluir al menos una sesión de fuerza máxima cada 10 días, durante el macrociclo de competición.

5.- Una restricción

Hay que señalar que cuando seguimos una planificación simple, seguimos los modelos habituales de preparación (De Octubre a principio de Enero).

Comenzamos con ¾ x 8 x 60% en Octubre con 3 mesociclos, durante los cuales se tiene 3 semanas al principio de la fase de preparación 2 (Enero a Febrero).

Es entonces cuando el nuevo esquema de entrenamiento se introduce. Según mi criterio el nuevo sistema representa un afinamiento que permite la conversión de la fuerza a las necesidades de la competición.

6.- Novatos

Los atletas novatos en musculación pasan dos años recibiendo una experiencia tradicional de esta. Son educados progresivamente en los gestos técnicos de la arrancada y de cargada.

Se trata de ejercicios complejos, y según mi criterio, tienen necesidad de ser profundamente aprendidos y enseñados para evitar lesiones y optimizar los beneficios finales de la musculación.

7.- Alrededor de todo esto

Alrededor de todo esto (lo que constituye el nucleo de nuestro entrenamiento) gravitan otro tipo de ejercicios: principalmente un “circuito” que se efectúa una vez por semana.

Este es precedido por 20 minutos de Multisaltos, que son primero de resistencia de salto durante la fase de preparación 1 y que se convierten en saltos en profundidad durante la fase de preparación 2.
La Resistencia de salto consiste en 3 o 4 series de 12 repeticiones de primeros sobre el pie izquierdo y después sobre el pie derecho. Zancadas saltadas y después hops completan la sesión (De 144 a 172 contactos en total).
Los saltos en profundidad solicitan rebotes de contacto único 3 x 8 (como proconiza Hartman en “Fitness and Strengh training” “Sportverlag Berlín).

Los atletas, distintos a Jonathan Edwars hacen poco saltos en profundidad a partir de alturas de 15 mts a 25 mts durante la fase de preparación 2.

Según las pruebas, al menos una sesión de balón medicinal será efectuada por semana durante las fase de recuperación 1 y 2.

8. Conclusión

Según mi opinión es gracias a este nuevo método de musculación que los atletas que entreno han alcanzado estos resultados y ello ha permitido a todos, obtener un sitio de nivel internacional, exceptuado un decatloniano.

Este último, no obstante, sigue siendo un atleta de buen nivel regional. Es igualmente interesante anotar que Jonathan Edwards, al mismo tiempo que se ha convertido considerablemente mas fuerte que era antes de comenzar este tipo de trabajo, pesa también cerca de 7 Kgm menos.

Atletas devem inluir AVEIA no pequeno almoço

Eu sempre que posso como aveia ao pequeno almoço, é uma delícia. experimentem a receita da Cristina . 3/4 de um copo com aveia , dois copos cheios com leite, algumas raspas de casca de limão e um pouco de mel de abelha, depois vai a cozer até ferver, deixamos ferver um pouco até ficar um pouco grosso e já está. Podemos comer quente ou frio, é sempre bom.

Alguns benefícios da Aveia ( artigo que retirei da net )

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal. Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL e, de quebra, previne o câncer de intestino.
Porém, esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia. Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas, lista a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas actividades que exercem. Para sentir os efeitos, basta consumi-las diariamente, diz a nutricionista Roberta Stella.
"É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada", diz Selva. Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea. Quem quer emagrecer tem nela mais uma aliada: a aveia dá uma sensação de saciedade mais rápida e você come menos, explica Sierro.
Quantidade certa
Para desfrutar de tudo isso, Selva afirma que a recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias. "Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas. Essa quantidade equivale a um grama de fibra", fala sobre o nutriente que mais se destaca no cereal. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais.
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ela deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica", ressalta Sierro. O cálculo é simples: basta somar à idade da criança o número cinco. Se seu filho tem 2 anos, por exemplo, 7 gramas (2 da idade + 5) são suficientes para o aproveitamento dos nutrientes da aveia.
As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde. Você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. "Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições", conclui Selva.

quinta-feira, 5 de março de 2009

A proteina nas provas de fundo

EL METABOLISMO PROTEICO Y LOS AMINOÁCIDOS EN LAS CARRERAS DE LARGA DURACIÓN.
Jacques R. Poortmans - Químico Fisiólogo
Instituto Superior de Educación Física y Fisioterapia de la Universidad Libre de Bruselas(Bélgica)

Titulo: Proteínas y Aminoácidos en el esfuerzo

Traducido por Ana Barrenechea y Arturo Oliver

Resúmen:

La relativa contribución de las proteínas en la energética global permanece relativamente débil (de 3 a 5%) pero es indudable que los aminoácidos son oxidados en el músculo energético a lo largo del esfuerzo. Cuando la duración del ejercicio sobrepasa las 2 horas, se observa un catabolismo del orden de 5 gr. por hora de actividad. La degradación de proteínas musculares y hepáticas suministra los aminoácidos que intervendrán en este mecanismo. Fuera del ciclo glucosa-alanina, donde el valor cuantitativo permanece muy moderado(en lo que comprende la nueva formación de glucosa hepática), los aminoácidos ramificados(leucina, isoleucina y valina) se implican específicamente en el tejido muscular durante el ejercicio. Su desaminación oxidativa conduce a la formación de amoniaco rápidamente transferido sobre él para sintetizar la glutamina. Esta abandona el músculo y es distribuido hacia los tejidos en rápida proliferación lo que constituye el substrato por excelencia. Otro aminoácido, el triptófano, parece jugar un papel importante porque contribuye a la síntesis de serotonina a nivel del tronco cerebral. A lo largo del ejercicio prolongado, la concentración de aminoácidos totales plasmáticos disminuye ocasionando igualmente una regresión de los aminoácidos ramificados y de la glutamina. Este mecanismo, entre el tejido muscular y las células inmuno competentes podría estar en la base de la inmunodeficiencia observada en ciertos atletas sobreentrenados. Por contra, la movilización aumentada de ácidos grasos libres en el plasma libera el triptófano de la albúmina permitiendo así una penetración más importante en el tronco cerebral, y por esto una síntesis creciente de serotonina. La hipótesis de una fatiga central se avanza sobre la base de la competición entre la caída de los aminoácidos ramificados y la subida del triptófano libre.
Un aporte alimenticio suplementario en la dieta normal (15% en proteínas) no es necesario en la mayoría de los entrenamientos y pruebas deportivas. Una media de 1,2-1,4gr de proteínas(materia seca) por Kg de peso corporal y por día cubre las necesidades de un atleta de alto nivel. Toda sobrecarga alimenticia regular en proteína es desaconsejable debido a su impacto negativo en el funcionamiento del hígado y los riñones.

Palabras clave: energéticos – proteínas – aminoácidos – glutamina – triptófano –ejercicio – hombre - alimentación.
I. INTRODUCCIÓN
1.1 HISTORIA
La necesidad de un aporte creciente de proteínas alimenticias indispensables en los atletas se encuentra desde el siglo 5º antes de nuestra era. En esta época, los entrenadores insistían en el consumo de carne para los atletas de carreras y halterofilía. Veinticinco siglos más tarde, esta noción perdura en el espíritu de gran número de atletas de ciertos deportes. Sobre esto, recordamos que hacia la mitad del siglo XIX, los remeros del equipo de la Universidad de Oxford tomaban , durante las sesiones de entrenamiento, exclusivamente carne, pan, té y cerveza mientras que el equipo adversario de la Universidad de Cambridge consumía únicamente patatas, legumbres y frutas. Como Oxford superaba regularmente a Cambridge, se pensaba que la ración proteica era más eficaz que la otra para el rendimiento¡. Mientras, en el aspecto científico, el concepto de la utilización de las proteínas y los aminoácidos como substratos energéticos utilizados a lo largo del ejercicio ha llevado a debates conflictivos que quedan vivos entre algunos equipos de investigadores. La primera aproximación científica de la implicación de las proteínas en la energética muscular se remonta a Von Liebig que afirma que las proteínas musculares aportan la energía necesaria en la contracción. La confirmación de esta noción fue aportada por un investigador escocés (Playfair 1865) que observa que los trabajadores de fuerza consumían al menos tres veces más de proteínas que la ración base. En 1891, Voit considera igualmente la necesidad de una alimentación rica en proteínas para los individuos sometidos a trabajos pesados. En fin, al principio de este siglo, el eminente nutricionísta alemán Rubner aporta su teoría afirmando que la alimentación rica en proteínas aumentaba la fuerza y las cualidades físicas de los individuos activos. Sin embargo, esta afirmación fue debatida desde 1886 por dos alumnos de Von Liebig, Fick y Wislicenus, que osaron contradecir a “su maestro”. Hicieron la ascensión del monte Faulhorn(1956m) habiendo absorbido previamente una alimentación desprovísta de sustancias nitrogenadas. Seis gramos de nitrógeno fueron recogidos en sus orinas, correspondiendo aproximadamente a la combustión de 38 gr. de proteínas, siendo un aporte energético largamente insuficiente para llevar bien esta carrera de 5-6 horas en la montaña. El mismo año, los trabajos de Pettenkofer confirmaron esta observación de que el ejercicio físico no provoca una excreción apreciable de sustancias nitrogenadas en la orina. Sesenta años más tarde, Cathard y Burnet mostraron que la excreción nitrogenada no es más elevada durante el ejercicio que en reposo. Así se ha forjado la idea que, cuando el aporte alimentario es suficiente, hay razón para pensar que las proteínas no contribuyen, o poco, al aporte energético en el esfuerzo físico y que los carburantes elegidos son los lúcidos y los ácidos grasos (Astrand y Rodahl, 1986)
Mientras tanto, los recientes estudios demuestran que el catabolismo proteico puede ser una fuente de energía no despreciable, de 3 a 15% según los autores, en los ejercicios de resistencia y que, en ciertas condiciones, la balanza nitrogenada puede llegar a ser negativa y por tanto necesitar un aporte proteico más importante que el previsto inicialmente. Por contra, el metabolismo de ciertos aminoácidos presenta particularidades interesantes que podrían aportar una visión nueva sobre el estado de fatiga, el nivel de sobre entrenamiento. Estas diferentes facetas del metabolismo proteico a lo largo del ejercicio y del entrenamiento serán abordadas en el presente artículo.
1.2. Metabolismo proteico basal.
El hígado, y en menor medida los riñones, son los principales órganos y tejidos responsables del metabolismo proteico en el hombre. Mientras los mamíferos responsables ingieren un exceso de proteínas, el exceso de aminoácidos necesario en la síntesis de proteínas en los tejidos y de otras sustancias nitrogenadas derivadas no puede ser reservado y debe ser oxidado o convertido en glúcidos y lípidos. La degradación de los aminoácidos tiene como resultado la liberación de un grupo amino y de un traspaso de los átomos de carbono hacia los intermediarios de ciclos metabólicos. La mayoría de los grupos amino de los aminoácidos son convertidos en urea por desaminación oxidativa (vía una transmisión eventual) mientras que los átomos de carbono son incorporados en el ciclo del ácido cítrico (ciclo de krebs) por la vía de la formación del ácido pirúvico, de acetil-coenzima 1 o de un intermediario del ciclo de krebs.
La pérdida de grupos a-aminádos se efectúa por el enzima glutamato deshidrogenasa (desaminación oxidativa) y por las transaminasas (transaminación) que suministran los intermediarios (ácidos acetónicos) y el glutamato necesario en la catálisis por éstos dos tipos de enzimas estando próximos a las condiciones de equilibrio de forma que el aporte de ácidos acetónicos puede llevar a la síntesis de aminoácidos, provocando así una regulación del flujo metabólico de éste sistema. Así se forma el amoniaco tisular que de todas formas no ? libre en la circulación, debido a su alta toxicidad. La mayoría de los tejidos liberan el amoniaco bajo forma de alanina (a partir del piruvato) y de glutamina (a partir del glutamato), formas no tóxicas. La primera reacción es catalizada por una transaminasa, la segunda por la glutamina sintetizada. A pesar de que la mayoría del amoniaco no proviene del catabolismo de los aminoácidos en el hígado, éste último convierte prácticamente todo el amoniaco del organismo en urea (en el hombre, la urea constituye el 90% de la orina nitrogenada). El ciclo de Krebs, exclusivamente hepático, requiere cuatro moles de ATP (vía el ciclo de Krebs y la reoxidación de NADH). De donde, en la práctica, la síntesis de la urea consecutiva al metabolismo de los aminoácidos es un mecanismo rentable(un mol de ATP) para el rendimiento del organismo. La producción de urea está íntimamente unida al aporte de proteínas alimenticias: un régimen rico en proteínas aumenta desde el primer día la síntesis de urea. La regulación del ciclo de la urea es realizada por la primera enzima, la ornitina transcarbomilasa, donde el Km comparado en la concentración de substrato señala una reacción alejada del equilibrio próxima a la saturación. También, éste control preciso permite comprender que un aporte excesivamente agudo en proteínas alimenticias puede llevar a una acumulación de amoniaco tóxico para el organismo.
El hígado, los intestinos y el tejido musculares son los principales depositarios de los aminoácidos de sobra. Sin embargo para su masa global (sea 28-30 Kg para un hombre de 70 Kg), los músculos forman la reserva más importante en aminoácidos libres (80% de la totalidad). Por contra, el plasma sanguíneo no contiene más que una débil proporción de aquellos, de 0.2 a 6% según la naturaleza de aminoácidos. Así, los cambios de concentración de los aminoácidos plasmáticos son a menudo el reflejo de las variaciones intra musculares. La reserva muscular en aminoácidos es del orden de 86.5 gr. sin taurina, y de 121.5 gr. con taurina. No se puede atribuir actualmente un papel definido a ésta última. Los aminoácidos esenciales no representan más que el 8.4% mientras que la alanina, glutamato y la glutamina constituyen casi el 79%.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Abrindo a mente

Alguns anos atrás, o meu amigo Angelino Gonçalves, incentivou-me a ler livros do Carl Sagan e do Richard Dawkins. Em boa hora segui o seu conselho, pois este tipo de leitura cientifica e por vezes demasiado pragmática, mostrou-me outras perspectivas de ver a vida. Comecei por ler Bilhões e Bilhões , seguiram-se Cosmos, Os Dragões do Eden e Um Mundo Infestado de Demónios, todos de Carl Sagan, também vi o filme "Contacto" baseado no livro com o mesmo nome e do mesmo autor.De Richard Dawkins li , Decompondo o Arco Íris, O Relojoeiro Cego e actualmente estou lendo a Desilusão de Deus.É uma leitura acessível, mas aconselho a quem quiser fazer uma incursão por este tipo de leitura a começar por Bilhões e Bilhões, é simplesmente uma sugestão.

Agora algumas frases e um pequeno texto de Carl Sagan para possíveis reflexões:

"A profecia é uma arte inútil."
"Ausência de evidência não é evidência de ausência."
"Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias."
"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."
"A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; ela é uma profunda fonte de espiritualidade."
"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente."
"Se não existe vida fora da terra, então universo é um grande desperdício de espaço."
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
"Um clero celibatário é uma ideia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária ao fanatismo."
"A química que produz a vida é reproduzida facilmente por todo o cosmos. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível mas improvável!"
"Na ciência é bem comum um cientista dizer, Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada, e então eles realmente irão mudar de opinião e nunca mais irão voltar na antiga novamente. Eles realmente fazem isso."
"Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimento."
"Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita."
"Quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do carácter, que a recomendaria a todos - não fosse, é claro, o elemento irredutível e essencial do risco."
"Para poder fazer uma torta de maçãs do nada, você deve antes criar o universo."

( retirei uma parte substancial deste artigo por achar que, de tão grande que era, ninguém o iria querer ler, ficou o essencial , um incentivo a este tipo de leitura)
Adriano

Kefir para quem gosta de iogurte natural

Bebo Kefir ao pequeno almoço, não sei se tem os benefícios descritos, mas como gosto de iogurte natural, bebo por prazer. Tenho para oferecer, quem quiser é só pedir...


Para se produzir kefir é necessário conseguir primeiro os grãos de Kefir que contém uma variada flora de microorganismos benéfica ao ser humano.
Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultiva-los ou até mesmo guarda-los em condições especiais por longos períodos quando não estiverem sendo consumidos.
O Kefir para nosso consumo é o leite fermentado por algumas horas com grãos de Kefir, podemos ingerir os grãos também, mas normalmente preserva-se os grãos para a produção de mais Kefir.
Devemos ter em mente que o Kefir é diferente do iogurte, yakult, coalhadas caseiras e similares.
Pessoas tem tentado gerar os grãos de Kefir em casa e o máximo que conseguem é uma coalhada. O Kefir foi criado na antigüidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas residências atuais.
Para se gerar os grãos de Kefir "do nada" hoje em dia seria necessário simular um "ambiente" propício para seu surgimento, como foi feito a mais de 4.000 anos atrás, o que seria extremamente complexo e difícil para a maioria de nós, portanto será muito mais econômico e prático ganhar os grãos do que tentar fazer.
O Kefir é de difícil industrialização e atualmente no mundo existem diversos estudos para poder industrializar, veja nos links abaixo o Kefir em alguns países onde já existe a utilização, industrialização e/ou estudos:
http://www.danone.pl/produkty/Kefir
http://www.kefir-club.co.jp/
http://www.paradosi.gr/kefir.html
http://bakony.veszpremtej.hu/termekeink/savanyitott_termekek_bakony_kefir.html
http://www.molkerei-bgl.de/produkt_bbsau.html
http://www.danone.hu/index.php?pid=8&aid=1096
http://www.kefir.com/
O Kefir pode ser refrigerado para consumo, mas não pode ser colocado no congelador, freezer ou submetido a temperaturas abaixo de 0°C (zero grau centígrado) porque perderá microorganismos que perecerão.
No trato gastrointestinal de crianças recém nascidas são naturalmente encontrados diversos microorganismos contidos no Kefir, com o passar do tempo e também porque provavelmente paramos de consumir muito leite, perdemos esses microorganismos, e eles praticamente só podem ser reencontrados no Kefir.
Composição do Kefir:
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.Basicamente o Kefir contém:8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.

terça-feira, 3 de março de 2009

Um pouco de Poesia, Florbela Espanca a minha preferida

Gosto muito da poesia da Florbela Espanca, é uma das pessoas que gostaria de ter conhecido e ter sido amigo, foi uma mulher de "Rotura". Os seus poemas têm sensualismo , falam de sofrimento, paixão , solidão, mas ao mesmo tempo são portadores de uma grande ternura e alguns excessos, talvez loucura. Mas como escreveu Fernando Pessoa " sem a loucura, que é o homem, mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?"

Os versos que te fiz

Deixa-me dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer !
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm a dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer !

Mas, meu Amor, eu não te digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz !

Amo-te tanto ! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz.

Para quem não conheçe o Inhame

Retirei este artigo do blogue etnobotânica dos Açores é da autoria de Cristina Mendonça , achei o artigo interessante e como gosto muito do inhame achei por bem partilhar esta informação com os meus amigos.
Converta-se aos beneficios do Inhame
Em termos medicinais o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e agente importante na prevenção de diversas doenças, tais como a malária e a febre amarela. O seu consumo fortalece o sistema imunológico e aumenta a fertilidade nas mulheres. É rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). O inhame é rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de energia. Possui Os minerais são essenciais ao organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 estimula o apetite, é essencial ao crescimento e facilita a digestão. A vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.Entre nós, a parte do vegetal mais consumida é o tubérculo. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido, como uma alternativa à batata, ou na forma de purés e sopas cremosas.O inhame é muito indicado para a alimentação infantil pelo seu alto valor energético e por dar consistência perfeita às papinhas dos bebés.Hoje, ao jantar, ele fará presença, ao lado de uma linguiça assada...

Tentando melhorar a saúde

Os benefícios da Semente de Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:-- Rejuvenescedor-- Baixa de peso-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade-- Condições da Pele e do CabeloVeja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: Valor calórico 43 KcalCarboidratos 1 gProteínas 2 gGorduras totais 3 gGorduras Saturadas 0 gGorduras Trans 0 gFibra alimentar 3 gÔmega-3 58%Ômega-6 16 %Sódio 7,8 mgAlém disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Vitalidade Física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Cancer:de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.Sistema Digestivo:Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.Lubrifica e regenera a flora intestinal . Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta(esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos:O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre àinflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.Sistema Imunológico:A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.Sistema Cardiovascular: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
Funcionamento Intestinal:Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.Para combater a agressividade e a obesidade:duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres. 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água Modo de preparo:Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Depois de ler este artigo passei no Supermercado e comprei uma embalagem. Não custa nada fazer a experiência o gosto até é agradável, isto só para não dizer que não acredito sem ter experimentado

segunda-feira, 2 de março de 2009

Começando a escrever

Divagação

“ Devemos questionar tudo, desafiar o conhecimento convencional e nunca aceitar a verdade de algo só porque todos à consideram óbvia.” O facto de uma orientação, lei, ou aconselhamento constar num livro sagrado, fazer parte da uma lei civil ou militar, ter sido transmitida de geração para geração, não significa que esteja correcta. Só após fazermos uma reflexão, e quando chegamos à conclusão que é boa para nós e para os outros, então podemos aceita-la e fazer com que faça parte das nossas regras de conduta. A humanidade tem evoluído através de linhas de pensamento idênticas a esta, foi assim com Copérnico, Galileu, Einstein e muitos outros, que em rotura com mitos, dogmas, e regras tidas como verdades absolutas pelos que os antecederam, deram um contributo muito grande para o que hoje somos.
Copérnico no século dezasseis disse que a terra não era o centro do universo, mas apenas mais um planeta e que girava em torno de um sol fixo, um século após, Galileu, corroborou essa teoria, confirmando que a terra descrevia uma orbita em volta de um sol fixo durante um ano e girava em torno de um eixo durante todo o dia. Foi também o primeiro a contestar as ideias de Aristóteles. Claro que foi condenado pela Santa Inquisição, mas sorte a dele que em 1983, 341 anos após a sua morte, a igreja reviu o processo e decidiu pela sua absolvição eheheheh
Einstein com a sua fórmula E=mc2 (a energia é igual à massa, vezes o quadrado da velocidade da luz) derrubando os conceitos do espaço e do tempo e ajudando a provar a existência do átomo, entre muitas outras coisas, rompeu com teorias e leis até ao seu tempo tidas como intocáveis.
Mas será que esta forma de actuar, reflectindo constantemente sobre tudo, sem aceitar previamente nada como verdade absoluta, só está ao alcance de grandes génios e só serve para ser utilizado nas grandes descobertas? Ou está ao alcance de todos e pode ser utilizado para alterar pormenores do dia-a-dia? E será que muitos, a alterarem pormenores, podem provocar grandes alterações no mundo?
Tudo isto vem a propósito de este ano e a partir do dia 1 de Janeiro ter resolvido pôr em prática alguns dos pormenores que fazem parte das minhas reflexões.
1º Escrever os meus pensamentos para mais tarde poder verificar como é que os mesmos se foram estruturando ao longo dos tempos.
2º Deixar de comer animais (carne, peixe) pois acho que chegou á altura de dizer basta ao sofrimento infligido aos animais para fins comerciais e para saciar o prazer através de um sofrimento quanto a mim desnecessário. Faz-me uma enorme confusão a diferenciação que fazemos entre os animais que têm sentimentos, sofrimento, necessitam de carinho e os outros. O cão e o gato vêm televisão vão ao veterinário, têm de dar um passeio diário, comer a horas e há quem diga que não devem viver num apartamento pois têm falta de espaço, o coitado do porco não precisa de espaço, carinho, passeios com o dono e até é esfaqueado em altura de festejos o mesmo acontece com os coelhos, galinhas e alguns seres humanos que vivem bem piores que alguns cães ou gatos.
3º Pela primeira vez questionei a existência de Deus, pois embora queira que ele exista, comecei a reflectir sobre a possibilidade da sua não existência, e embora eu tenha sido um acérrimo defensor da reencarnação, na mesma sequência de pensamento ponho em causa a existência do espírito. Não sou ateu e ainda nem sou agnóstico, apenas, mais um pensador. Destas reflexões já tirei uma conclusão, se Deus existe e se ele é amor eu para estar perto dele tenho que estar longe das religiões.
A nossa mente é muito criativa e prega-nos muitas partidas, por isso temos que ter muito cuidado. Termino, contando uma história que que li e achei muito engraçada:
Era uma vez um sábio chinês que um dia sonhou ser uma borboleta, o seu sonho foi tão vivo e intenso que quando acordou uma dúvida lhe perseguia. Era ele um sábio chinês que sonhou que era uma borboleta, ou era ele uma borboleta sonhando que era um sábio chinês. Eheheheh
Adriano