sexta-feira, 20 de março de 2009

Alongamentos 1 ( Piriforme )




Embora o piriforme seja um músculo importante na execução de movimentos relacionados com o atletismo, o mesmo é desconhecido da maioria dos atletas e como tal raramente alongado. O encurtamento deste músculo dificulta a abdução e rotação lateral da coxa, impedindo uma técnica correcta da perna de impulsão na passagem das barreiras. Limita a mobilidade da bacia, factor importante nas provas de velocidade. O seu encurtamento provoca também a compressão do nervo ciático. Tem a sua inserção medial na superfície pélvica do sacro e a inserção lateral no grande trocânter. Além de alongado também deve ser manipulado para retirar a tensão.

2 comentários:

  1. Olá!
    Sou Terapeuta Corporal (com registro na SMS-VS-CX/RS nº 3557), formado pela SOS Corpo de Caxias do Sul/RS, cujo professor e diretor é Rubens Balestro. Estou selecionando um material para ajudar umas pessoas a melhorarem seu conhecimento em Terapias Manuais (na prática), e em vosso site encontrei bastante referências a respeito do que procuro, em termos de imagens e informações. Quero, se autorizado por vós, copiar e utilizar algumas imagens do referido site. Comprometo-me em citar a fonte de origem.
    Sendo o que tinha, agradeço desde já.
    Marco Aurelio Mondadori.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe não ter respondido mas só agora vi o seu comentário...se ainda for a tempo,pode utilizar tudo o que quiser deste blogue. a minha ideia quando o criei foi exatamente essa, partilhar conhecimento.... sempre que achar pertinente contactar-me estou disponível...cumprimentos.. José Adriano Gonçalves

      Eliminar

Comentários...