quarta-feira, 25 de março de 2009

Banana "para manter a energia"


O alimento do campeão
No estágio efectuado no Brasil com a selecção Nacional de atletismo dos 4 x 100 metros, verifiquei que os atletas brasileiros durante o treino comiam banana seca, como forma de repor a sua energia. É verdade que todos nós sabemos que a banana tem um grande valor nutricional, mas raramente rentabilizamos este fruto no nosso treino. Uma banana com custo monetário reduzido, com um excelente sabor, compensa certos suplementos alimentares de custo elevado. Este artigo serve para relembrar a todos os atletas e treinadores este recurso que felizmente temos disponível na nossa terra.

Algumas anotações sobre a Banana:

A banana seca ou banana passa apresenta elevado teor de açúcares. Pode ser classificada entre os produtos de alto valor alimentício, facilmente assimilável. Seu valor energético é da ordem de 318cal/100g, sendo que 125g por dia bastariam para cobrir um quarto das necessidades alimentícias de um menino de 10 anos, em valor energético, glícidos, proteínas de origem vegetal, potássio, ferro e magnésio, e um oitavo das necessidades em fósforo, cloro, zinco e vitamina C [13].


artigo retirado da Revista da Hora (VIVIAN MASUTTI)

A banana é bastante conhecida por ajudar a evitar cãibras --devido à sua concentração de potássio-- e, por isso, muito consumida por atletas. Mas esse não é seu único valor nutritivo.
Rica em açúcares e sais minerais, a fruta ainda possui vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H. "A fruta é conhecida como um dos mais completos alimentos", avalia Samantha Christie Enande, nutricionista da clínica Valéria Marcondes.
Segundo ela, a fruta também é um dos alimentos preferidos dos bebés, por sua consistência pastosa, e ajuda no crescimento dos pequenos. "Combate a diarreia, funciona como calmante, favorece a excreção do leite e combate a anemia", fala Samantha.
A alta concentração de energia é outra característica importante da banana, que dá disposição e ajuda na concentração. "Ela tem aproximadamente cem calorias por unidade. O amido da fruta fornece energia, que é liberada lentamente no organismo. Então, é uma excelente opção para atletas. O potássio também ajuda a proteger contra cãibras e contracções musculares causadas pelo esforço intenso durante a actividade física", avalia a nutricionista Regina Stikan, do Hospital e Maternidade São Camilo. Novos estudos apontam que a banana também pode ajudar a combater a depressão. "A banana começa a receber maior atenção no que diz respeito aos benefícios que pode trazer quando incluída em um cardápio balanceado. Agora, um estudo analisa a presença de triptofano, que actua como anti-depressivo natural, mantendo os níveis de serotonina no cérebro", completa Regina.

1 comentário:

Comentários...